Porto de Lisboa cimento TMB

Porto de Lisboa foi palco de «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel»

Marítimo Comentários fechados em Porto de Lisboa foi palco de «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel» 578
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Lisboa recebeu a escala do navio ‘M/V Dominica’, que despoletou uma das maiores operações de carga ao cais no domínio dos granéis sólidos dos últimos anos, adiantou a administração portuária lisboeta, através de uma nota comunicacional ontem disseminada.

Porto de Lisboa cimento TMB 1Relata a administração que o Porto de Lisboa foi escalado pelo ‘M/V Dominica’, um navio com de 127 metros de comprimento – a escala deste navio deu origem a «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel no Porto de Lisboa, nos últimos anos: dez mil toneladas de carga a granel de cimento, com destino a Cabo Verde (mais concretamente aos portos da Praia e Mindelo).

Além do cimento, o navio ‘M/V Dominica’ carregou, no terminal, operado pela Ership Lisboa (TMB) e para o mesmo destino, carga geral como slings de cimento, paletes de argamassa, cimento cola e equipamento diverso, numa clara «demonstração da versatilidade deste terminal multi-usos e da relevância e capacidade do porto de Lisboa», acrescentou a administração do Porto de Lisboa.

Recorde-se que o segmento de carga dos granéis sólidos tem dado bons sinais neste ano de 2021 – tal como a Revista Cargo avançou em Abril passado, nos primeiros três meses do ano, a infra-estrutura portuária da capital logrou obter um aumento de +6,2% no total de mercadorias movimentadas (face ao período homólogo) e um total de 2,263 milhões de toneladas, na soma de todos os segmentos.

Ora, estes resultados animadores surgiram como resposta a um «difícil ano de 2020», como admitiu o porto lisboeta, em comunicado, no qual dá ênfase aos positivos números apresentados no período Janeiro-Março de 2021. Na base desta retoma esteve o segmento da Carga Contentorizada, registando um crescimento homólogo de +20,7%, e os Granéis Sólidos, que registaram também um aumento de +9,3% face a 2020.

Fotos: cortesia do Porto de Lisboa

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com