Le Commandant Charcot

Porto de Lisboa na primeira escala do navio polar híbrido ‘Le Commandant Charcot’

Marítimo Comentários fechados em Porto de Lisboa na primeira escala do navio polar híbrido ‘Le Commandant Charcot’ 239
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Lisboa assinalou, no dia 9, a escala do ‘Le Commandant Charcot’, o primeiro navio de exploração polar híbrido na capital, em primeira visita, com zero emissões para a atmosfera. Em comunicado, a APL destacou o sucedido, nos contextos da descarbonização e investigação científica.

O ‘Le Commandant Charcot’ trata-se de um navio classificado como ‘Polar 2’, símbolo de um «importante passo em frente, no compromisso da indústria com o turismo sustentável», na medida em que consegue fundir as vertentes de navio de cruzeiros e de laboratório de investigação científica.

O navio dispõe de dois laboratórios e equipamentos de investigação científica, permitindo que os profissionais possam dispor de uma importante e única plataforma, para realização de trabalhos de investigação em locais de difícil acesso, como são os Pólos, cujas descobertas são «um valioso contributo para a preservação do meio ambiente», realçou a administração portuária.O navio tem 3 modos de propulsão – eléctrica, a GNL ou diesel.

O ‘Le Commandant Charcot’ trata-se do primeiro navio francês a chegar ao Pólo Norte, tendo sido construído para navegar nas regiões polares, utilizando para isso a energia mais limpa que existe actualmente. Refira-se que esta característica permite a escolha do modo de propulsão de acordo com o meio onde se encontra, e a utilização do modo eléctrico em porto representa emissões zero para a atmosfera.

Le Commandant CharcotAlém destas valências, o navio produz água potável para consumo a bordo, através de processos de dessalinização, reutiliza fontes de energia para aquecimento do convés e outras áreas do navio quando se encontra em regiões com climas extremos, e tem uma forte vertente pedagógica, oferecendo diversas palestras aos passageiros, por cientistas, historiadores, naturalistas, sobre a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do Planeta.

O ‘Le Commandant Charcot’ é o mais recente navio da frota Ponant, entregue em Julho de 2021, tendo sido construído nos estaleiros VARD em Alesund, na Noruega, e em Tulcea, na Roménia, e baptizado em homenagem ao cientista polar francês Jean-Baptiste Charcot. Para assinalar a passagem por Lisboa do navio ‘Le Commandant Charcot’, o Porto de Lisboa presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião, em cerimónia adaptada às restrições Covid-19, actualmente em vigor, e o navio será escoltado por rebocadores da empresa Portugs.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com