Porto de Lisboa

Porto de Lisboa no arranque das Comemorações 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães

Marítimo Comentários fechados em Porto de Lisboa no arranque das Comemorações 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães 267
Tempo de Leitura: 2 minutos

Nesta próxima Quinta-feira, dia 22 de Julho, mais de 30 veleiros escoltados por embarcações da Marinha do Tejo vão partir da Doca de Alcântara para a IV Travessia Lisboa – Andaluzia – Ceuta – Alcoutim. Esta iniciativa poderá ser apreciada em directo, nas margens do Tejo, mas também através da Webcam Tejo Live, no portal do Porto de Lisboa, depois das 8 horas.

A IV Travessia insere-se nas Comemorações dos 500 Anos da Primeira Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães, com um programa de três semanas e passagem por vários portos na Andaluzia e norte de África. A iniciativa termina no próximo dia 11 de Agosto, em Alcoutim, subindo o Guadiana para festejar a primeira aventura marítima global, iniciada pelo navegador português no remoto ano de 1519 e terminada em 1522, pelo navegador espanhol Juan Sebastian Elcano.

A organização da IV Travessia é da responsabilidade da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC) e da sua congénere espanhola, Association dos 500 Años Primera Circunnavegación a Vela, que uniram esforços e levam a cabo esta iniciativa, com início em Lisboa e o apoio da Administração do Porto de Lisboa (APL). O programa formal de eventos das Comemorações (condicionadas às normas e planos de contingência de cada local que aportar, face ao ambiente pandémico) tem início no em Lisboa, no dia 20 de Julho, mas a partir de dia 19 teremos a chegada de dez veleiros de Cruzeiro vindos de Espanha, pela costa ocidental atlântica de Portugal, até à Doca de Alcântara, onde se juntam a mais de 20 veleiros portugueses.

Nos dias 20 e 21 de Julho, os participantes na IV Travessia vão ser contemplados com visitas culturais em Lisboa, com destaque para o salão Almada Negreiros da Rocha Conde de Óbidos, nas instalações da c, onde se realiza a ‘Recepção aos Participantes’, com entidades oficiais, degustação gastronómica e actuações de guitarra portuguesa. Além do apoio da APL, a organização da IV Travessia Lisboa – Andaluzia – Ceuta – Alcoutim conta com o apoio da Marinha Portuguesa, da Revista da Marinha, da Marinha do Tejo, da Câmara Municipal de Lisboa, de Sines, de Portimão e de Alcoutim, da Associação Turismo de Lisboa, Administração dos Portos de Sines e Algarve, da Estrutura Missão Comemorativa do V centenário da 1ª circum-navegação (EMCFM), e de um familiar de Fernão Magalhães.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com