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Porto de Lisboa recebe 9.500 toneladas de Carril para a IP: operação de «elevada complexidade»

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O Porto de Lisboa encontra-se a receber 4.744 toneladas de Carril, adquiridas pela IP- Infraestruturas de Portugal, destinadas à obra para a duplicação da Linha do Oeste. Trata-se de uma «operação logística de grande complexidade técnica, nomeadamente no desembarque do material», explicou, em comunicado, a administração portuária, corroborando a informação dada pela Revista Cargo aqui.

Porto de Lisboa carrisAssim, ao longo da semana transacta foram desembarcadas 823 unidades, sendo 760 de 108 metros e 63 unidades de 72 metros. No total, serão descarregados carris em dois navios, estando o segundo previsto para meados do próximo mês de Dezembro, somando aproximadamente 9.500 toneladas de carris. O material foi transportado até Portugal por via marítima, desde a localidade de Piombino, em Itália.

A operação de descarga de carris, detalhou a administração do porto lisboeta, realiza-se directamente do porão do navio para a composição ferroviária, ficando assim os carris imediatamente prontos a sair do terminal, sem necessidade de movimentações adicionais e, consequentemente, de mais tempo de espera.Refira-se que o Porto de Lisboa é o único porto português que pode realizar este tipo de operações de descarga directa do navio para as composições ferroviárias. A operação de descarga, desde o navio até ao vagão ferroviário, na linha de cais do Terminal da Ership (TMB-Terminal Multiusos do Beato), Plataforma Oriental do Porto de Lisboa, teve início dia 22 de e terminou a 28 de Novembro.

O navio ‘Rolldock Storm’, que transportou a carga até Lisboa, é agenciado pela Luís Branco, Navegação e Trânsitos, Lda. e a operação logística do transporte deste equipamento, desde a descarga no Porto de Lisboa até ao destino final, no Entroncamento, está a cargo da Empresa Andrade & Ramos. Para 2022, adiantou já a APL, estão previstas mais descargas de carris, destinados à obra da Linha de Évora.

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