
Porto de Lisboa recebe ARCOlisboa 2021, evento internacional de arte contemporânea
Marítimo5 Abril, 2021Comentários fechados em Porto de Lisboa recebe ARCOlisboa 2021, evento internacional de arte contemporânea252O Porto de Lisboa receberá o evento ARCOlisboa, que decorrerá entre os dias 16 e 19 de Setembro. A Doca de Pedrouços, marcada pela magnífica arquitectura industrial onde se instalou durante muito tempo a Docapesca, irá acolher o maior evento internacional de arte contemporânea da cidade.
A escolha deste espaço, partiu de uma parceria estabelecida entre a ARCO e a Administração do Porto de Lisboa, explicou a última, através de um comunicado, ao qual tivemos acesso. Uma decisão da co-organização, da qual fazem parte a Câmara Municipal de Lisboa, a IFEMA e o Comité Organizador da feira, com o objectivo de promover o encontro de galerias, coleccionadores e profissionais internacionais.
A exposição ficará num local que vai ser objecto de reabilitação e requalificação, onde será instalado o OCEAN CAMPUS, projecto que o porto de Lisboa ambiciona reunir no mesmo espaço e de forma inovadora, diferentes stakeholders da economia azul, proporcionando a instalação de uma rede de unidades de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico. «A escolha do local para a realização da ARCO assume uma importância estratégica, desde a primeira edição da feira, tendo a organização optado por estruturas com características únicas em alternativa aos centros de exposição geralmente utilizados para o efeito», detalhou ainda a Administração do Porto de Lisboa.
A quinta edição da ARCOlisboa vai reunir cerca de 70 galerias nacionais e internacionais, cuja oferta artística expressará o panorama contemporâneo de Portugal em diálogo com propostas internacionais. O Programa Geral do evento será constituído pelas galerias seleccionadas pelo comité organizador, havendo ainda programas comissariados. A ARCOlisboa conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura, EGEAC, Fundação EDP, Fundação Millennium e novos patrocinadores como a Fundação ALTICE e, entre outros, a MEXTO – Property Investment.