Navis Yilport Porto de Lisboa

Porto de Lisboa regista variações homólogas positivas pelo quarto mês consecutivo

Marítimo Comentários fechados em Porto de Lisboa regista variações homólogas positivas pelo quarto mês consecutivo 298
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os dados relativos à movimentação de cargas nos portos do Continente no que concerne ao primeiro semestre de 2021 dão conta de um crescimento de +15,7% no Porto de Lisboa, confirmando a tendência de consolidação da recuperação de volumes processados. Este resultado, denota a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), foi, em grande parte, sustentado na boa performance do segmento contentorizado.

Contentores impulsionam boa performance global do Porto de Lisboa

Assim, explica o recente relatório da AMT sobre o período Janeiro-Junho deste ano, «o Porto de Lisboa deve o aumento referido também maioritariamente ao mercado da Carga Contentorizada, cujo volume movimentado excede o homólogo anterior em +510,2 mil toneladas (+38,8%), tendo, contudo, significativos contributos do mercado dos Produtos Agrícolas que regista um acréscimo de +167,5 mil toneladas (+11%)».

Olhando, mais de forma mais panorâmica, para os três grandes segmentos de carga, o Porto de Lisboa fixou subidas homólogas de +39,4% na Carga Geral (que integra a carga contentorizada), de +10,6% nos Granéis Sólidos e uma descida de -16,5% no segmento dos Granéis Líquidos. Na soma de todos os segmentos, o porto lisboeta movimentou, nos primeiros seis meses do ano, 4,8 milhões de toneladas de mercadorias.

Contentores Porto de LisboaO ano de 2021, na ressaca dos impactos globais do novo coronavírus, está a ser de recuperação para o porto. A AMT frisa que «o Porto de Lisboa regista variações positivas, quer mensais, quer acumuladas, pelo quarto mês consecutivo, o que indicia uma possível consolidação da trajectória de recuperação do volume de carga perdida em anos anteriores (não obstante estar ainda longe do seu máximo histórico, registado em 2008).

Recorde-se que, em antecipação à divulgação dos dados da AMT, conhecidos ontem, a administração portuária havia já, na recta final de Agosto, vertido os dados referentes ao desempenho do semestre (os dados foram, agora, alvos de ligeiras correcções), enfatizando, de facto, o papel dos contentores na boa performance do semestre. Tal como noticiado, o Porto de Lisboa atingiu perto de 180 mil TEU até Junho.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com