Navis Yilport Porto de Lisboa

Porto de Lisboa ultrapassa nova etapa de recuperação e cresce +9,3% até Maio de 2021

Marítimo Comentários fechados em Porto de Lisboa ultrapassa nova etapa de recuperação e cresce +9,3% até Maio de 2021 293
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Porto de Lisboa prossegue o seu caminho de reabilitação gradual, tendo, novamente, merecido destaque por parte da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no mais recente relatório sobre a movimentação de cargas nos portos do Continente, até Maio. O porto lisboeta cresceu +9,3% face a Janeiro-Maio de 2020 e atingiu um «desempenho positivo» nos contentores, com uma subida homóloga de +32,9%.

Porto de Lisboa com acréscimo de 370 mil toneladas nos contentores

Segundo vinca a AMT no seu relatório, «é relevante realçar a continuação do desempenho positivo do Porto de Lisboa, nomeadamente no mercado da Carga Contentorizada, que no período de Janeiro a maio de 2021 já encerra um acréscimo de +370,1 mil toneladas, correspondente a +32,9%». Este crescimento, acrescenta o regulador, foi acompanhado, «com variações menos expressivas pelos Outros Granéis Sólidos, Outros Granéis Líquidos, Produtos Agrícolas e Carga Fraccionada». No total, o Porto de Lisboa movimentou 3,9 milhões de toneladas de mercadorias.

Carga fraccionada cresceu +29,5%

Assim, a Carga Fraccionada – que integra o segmento da Carga Geral – denotou um crescimento de +29,5% face aos primeiros cinco meses de 2020; no que toca aos Granéis Sólidos, o porto lisboeta fixou um crescimento homólogo de +4%, ao passo que, no segmento dos Granéis Líquidos, a infra-estrutura portuária da capital teve de absorver o impacto de um decréscimo de -20,3%. A soma de todas estas performances faz com que o Porto de Lisboa detenha, entre os meses de Janeiro e Maio de 2021, uma quota nacional de mercado de 10,9%. A terceira maior entre os portos continentais.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com