Volume de contentores cai no Porto de Los Angeles devido à guerra comercial EUA-China

Marítimo Comentários fechados em Volume de contentores cai no Porto de Los Angeles devido à guerra comercial EUA-China 74
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os efeitos da guerra de tarifas, que se tem vivido entre a China e os Estados Unidos da América (EUA), já se fazem notar no porto de contentores mais movimentado do país dirigido actualmente por Donald Trump, com o número de contentores e o número de escalas de navios a sofrerem uma descida acentuada no mês passado. O Porto de Los Angeles informou que movimentou 770 mil TEU em Outubro – uma queda homóloga de -19,1%.

É certo que o mês de Outubro de 2018 fixou um recorde neste aspecto, mas a queda de -19,1% contrasta com o comportamento dos primeiros dez meses de 2019, período que denotou um aumento homólogo de 1,8% no volume total movimentado na janela temporal Janeiro-Outubro de 2018, ano em que o Porto de Los Angeles registou um dos períodos mais auspiciosos de sempre, quebrando recordes internos no segmento contentorizado.

Los Angeles«Com 25% menos de escalas de navios, 12 meses consecutivos em queda nas exportações e agora em queda igualmente nas importações, estamos a começar a sentir os efeitos de longo alcance da guerra comercial EUA-China, afectando directamente exportadores e manufacturadores», comentou o director executivo do Porto de Los Angeles, Director Gene Seroka, que não esconde a probabilidade de uma espiral negativa:« Esperamos volumes fracos nos próximos meses; menos carga significa menos empregos para os trabalhadores. Precisamos de um acordo e que as tarifas cessem».

Os dados indicam que, em Outubro de 2018, os proprietários de cargas já se encontravam a importar cargas em um ritmo recorde, para se anteciparem às tarifas esperadas. Em Outubro passado, no entanto, as importações tiveram uma queda de -19,1%, situando-se, no segmento dos contentores, nos TEU. As exportações foram particularmente afectadas pela guerra comercial: caíram -19,3% para 140.332 TEU no mês passado, marcando o décimo segundo mês de declínio consecutivo. Os contentores vazios também caíram 19%, para os 237.088 TEU.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com