Porto de Maputo

Porto de Maputo processou mais de 18 milhões de toneladas de carga durante 2020

Marítimo Comentários fechados em Porto de Maputo processou mais de 18 milhões de toneladas de carga durante 2020 456
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Maputo processou mais de 18 milhões toneladas de carga em 2020, contra 21 milhões toneladas em 2019, uma queda de -14,3%, que se deve, em parte, ao impacto da Covid-19, e às medidas restritivas face à propagação da pandemia em Moçambique e na região Austral de África.

Resultado espelha investimentos nos Corredores de Maputo, diz ministro

Porto de MaputoA informação foi avançada pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, no Fórum de Promoção da Evolução dos Transportes em Moçambique, evento que juntou mais de 300 participantes de 20 países, incluindo gestores de infra-estruturas portuárias, provedores de serviços de transportes, de armazenamento e desembaraço de cargas, e utilizadores logísticos dos Corredores de Desenvolvimento.

«No Corredor de Maputo, alegram-nos os recordes de crescimento do manuseamento portuário que temos vindo a registar. No ano passado, não obstante o contexto de restrições, o Porto de Maputo logrou manusear mais de 18 milhões de toneladas», declarou. Segundo o governante, os resultados espelham os investimentos que o governo tem realizado nos Corredores de Maputo, Beira e Nacala, na componente da dragagem, ampliação da capacidade de manuseamento portuária e escoamento de mercadoria ferroviária, através da construção de novas infra-estruturas.

«Apostamos na reabilitação e modernização dos portos, bem como a aquisição dos guindastes, carruagens, vagões e locomotivas, e isso atesta esse comprometimento de Moçambique no cumprimento do seu papel na logística da região», afirmou o ministro moçambicano. Na componente ferroviária, o governante destacou ainda o trabalho realizado na concepção e construção do Terminal Aduaneiro de Ressano Garcia, que deverá estar operacional brevemente, com um grande impacto no crescimento de carga ferroviária transportada e manuseada no Porto de Maputo, reduzindo o fluxo de camiões que causam congestionamentos ao longo da Estrada Nacional Número 4 (EN4).

Saiba mais sobre a evolução da performance do Porto de Maputo:

Porto de Maputo manuseou valor recorde de carga durante o ano de 2019

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com