Porto de Maputo cresceu 22% em 2017 e continua a aumentar a capacidade

Marítimo Comentários fechados em Porto de Maputo cresceu 22% em 2017 e continua a aumentar a capacidade 660
Tempo de Leitura: 1 minutos

Em Moçambique, o Porto de Maputo anunciou os resultados de movimentação de mercadorias em 2017, os quais mostram um aumento de 22% na tonelagem manuseada, em comparação com o ano anterior.



O comunicado do consórcio que forma a Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo refere que o porto da capital moçambicana até operou menos navios que em 2016 (896 face aos 955 do ano anterior) mas que os mesmos movimentaram mais 3,3 milhões de toneladas de carga: num aumento de 14,9 para 18,2 milhões de toneladas no total anual – algo que a empresa refere ter sido conseguido em parte devido ao aumento do calado, de 11 para 14,2 metros, permitindo a entrada de navios de maior dimensão.

Terminal de Carvão da Matola também aumentou capacidade

O comunicado refere ainda que as obras de beneficiação do Terminal de Carvão da Matola permitiram aumentar a sua profundidade para 15,4 metros, ampliando também a capacidade de carga desta infra-estrutura – que tem agora uma quantidade média de carvão carregada por navio de 85 mil toneladas.

Expansão continua

Por outro lado, a concessionária do Porto de Maputo planeia concluir até final do primeiro semestre um plano de expansão do terminal de contentores e em Março deverá abrir ao público um novo terminal de cruzeiros.

Está ainda prevista para este ano a reabilitação de quatro cais obsoletos, com um comprimento total de um quilómetro.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com