Porto de Nacala

Porto de Nacala registou subida homóloga de +16% na movimentação de cargas em 2019

Marítimo Comentários fechados em Porto de Nacala registou subida homóloga de +16% na movimentação de cargas em 2019 703
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), empresa que, até ao passado dia 10 de Janeiro, detinha a concessão do Porto de Nacala, na província de Nampula, situada no Norte de Moçambique, revelou que a infra-estrutura portuária movimentou mais de 2,2 milhões de toneladas de carga geral durante o ano de 2019, cifra que corresponde a um aumento anual de 16%, informou recentemente a empresa.

«Trata-se de um aumento de mais de 300 mil toneladas comparativamente a 2018, ano em que foram processadas 1,9 milhões de toneladas», detalha o recente comunicado divulgado pela empresa CDN, que acrescenta ser o aumento o resultado dos investimentos da empresa em recursos humanos e técnicos, bem como a aquisição de equipamentos. No comunicado, citado pelo portal ‘Macauhub’, a empresa explicou que, mesmo com os trabalhos da recuperação que estão a decorrer no recinto portuário, o que de certa forma limita a realização de algumas actividades operacionais, conseguiu alcançar a meta prevista para o ano de 2019 e superar a produção realizada no ano de 2018.

A Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) é, recorde-se, uma sociedade anónima constituída e registada em Moçambique, cujo objectivo é a gestão, recuperação e exploração comercial de forma integrada das infra-estruturas do Porto de Nacala e da rede ferroviária do norte de Moçambique, integrando-se no Projecto Corredor Nacala, que engloba a região norte de Moçambique, o Malawi e a Zâmbia.

Porto de Nacala volta à esfera do CFM: decisão fora anunciada em Dezembro

A gestão do Porto de Nacala voltou, tal como a Revista Cargo noticiou, para a esfera da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM). A decisão de não renovação foi anunciada pelo governo de Moçambique em Dezembro de 2019. Recorde-se que o Contrato de Concessão do Porto de Nacala, que tinha uma duração de 15 anos, foi assinado no decorrer do virar do milénio, no ano 2000, com as operações a terem início cinco anos depois.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com