Porto de Ningbo-Zhoushan terá novo terminal de 10 milhões de TEU já em 2020

Marítimo Comentários fechados em Porto de Ningbo-Zhoushan terá novo terminal de 10 milhões de TEU já em 2020 273
Tempo de Leitura: 2 minutos

O porto mais movimentado da China, o de Ningbo-Zhoushan, está a caminho de concluir a construção do novo terminal de contentores (com uma capacidade de 10 milhões de TEU), localizado na cidade de Meishan, que faz parte da província de Sichuan. O porto chinês revelou que irá, brevemente, iniciar a construção do cais número 9, cuja conclusão está prevista para o ano de 2020.

Ningbo-Zhoushan: novo terminal totalmente operacional em 2020

De acordo com o Porto de Ningbo-Zhoushan, o novo terminal de contentores de Meishan possuirá, uma vez concluídas todas as obras, dez cais, com uma capacidade máxima de movimentação total de 10 milhões de TEU. A primeira fase do projecto englobou a construção dos primeiros cinco atracadouros, que já se encontram operacionais. A segunda fase engloba os restantes cinco atracadouros.

Actualmente, a China possui três terminais de contentores de 10 milhões de TEU de capacidade em Yantian, Qianwan, Qingdao e Chuanshangang: o terminal de Meishan juntar-se-á a estes quatro em 2020. Recorde-se que, em 2018, o Porto de Ningbo-Zhoushan registou uma taxa de transferência de contentores de 26 milhões de TEU, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial.

Novo terminal reforça ambição global do porto chinês

Nos últimos dias de 2017, o porto tornou-se a primeira infra-estrutura portuária do mundo a ultrapassar a fasquia de mil milhões de toneladas movimentadas num único ano (nos variados segmentos de carga). Em destaque progressivo tem estado o segmento contentorizado: no ano 2000, o porto processava 500 mil TEU anuais, saltando, dezassete anos depois, para a elite de portos que superam, anualmente, os 20 milhões de TEU.

Em Novembro de 2018, este porto foi alvo de uma visita levada a cabo por representantes do Complexo Industrial e Portuário de Sines – entre os elementos da comitiva portuguesa estiveram Jorge d’Almeida, presidente da Comunidade Portuária de Sines, Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, José Luís Cacho, Presidente da APS e Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com