Porto de Ningbo-Zhoushan

Porto de Ningbo-Zhoushan volta a operar a 100% após abertura do Terminal de Meishan

Marítimo Comentários fechados em Porto de Ningbo-Zhoushan volta a operar a 100% após abertura do Terminal de Meishan 596
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Ningbo-Zhoushan, na China, já se encontra a funcionar em pleno, após duas semanas de paralisação num dos seus terminais, na sequência da identificação de um único caso positivo de COVID-19 entre o staff – o terminal de Meishan foi encerrado, tendo agora voltado à acção.

A reabertura total desta infra-estrutura portuária significa que um dos portos mais movimentados do mundo caminha assim a passos largos para a total operacionalidade, algo pelo qual o comércio global já desesperava, não fosse este porto chinês um dos mais movimentados do mundo.

O Porto de Ningbo-Zhoushan é também um porto extremamente relevante para o tráfego ferroviário de mercadorias. A infra-estrutura portuária chinesa assume o papel de hub onde a carga é recarregada, para depois seguir viagem marítima até países como o Japão e Coreia do Sul.

O porto chinês serve também os fluxos de carga originários do Extremo Oriente, que são carregados para os comboios que executam a ligação ferroviária China-Europa. Por tudo isto, a paralisação, mesmo que parcial da versátil infra-estrutura, provoca graves congestionamentos logísticos.

Recorde-se que a epidemia de COVID-19 tem colocado vários grãos na engrenagem do Porto de Ningbo-Zhoushan: na passada Primavera, o porto viu-se a braços com uma série de casos positivos, sendo forçado a limitar as suas operações e a semear o caos logístico, um pouco por todo o mundo.

O terminal de Meishan é responsável por cerca de um quarto da movimentação de contentores do porto. Encerrado no passado dia 11 de Agosto, na sequência de um singular caso positivo de COVID-19, o terminal volta agora a operar, após ter exacerbado o congestionamento, em cascata, de outros portos chineses (como Xangai, Xiamen e Hong Kong), à medida que os navios porta-contentores eram desviados de Ningbo para portos vizinhos.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com