Pireu alcançou 2019 memorável e, com 5,6 milhões de TEU, já lidera no Mediterrâneo

Marítimo Comentários fechados em Pireu alcançou 2019 memorável e, com 5,6 milhões de TEU, já lidera no Mediterrâneo 261
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Autoridade Portuária do Porto de Pireu divulgou os resultados do desempenho financeiro do ano de 2019 – segundo o CEO da entidade, o ano transacto marcou a melhor temporada de sempre do porto grego em termos de rentabilidade, tornando-se o líder em termos de movimentação de carga contentorizada na região mediterrânica, com 5,6 milhões de TEU manobrados no terminal de contentores.

Contentores: Pireu já vê Valência no retrovisor

Este valor fixa um novo recorde anual no porto grego, que é detido, desde o ano de 2016, pela gigante chinesa COSCO Shipping, traduzindo-se num crescimento homólogo da taxa de movimentação de cargas na ordem dos +15,1%. Os dados da PortEconomics, o Porto de Pireu ascendeu à quarta colocação no ranking europeu de portos especializados em contentores, atrás do porto alemão de Hamburgo, com 9,2 milhões de TEU anuais. Os mesmos dados indicam que o porto helénico consumou a ultrapassagem ao Porto de Valência, que alcançou 5,4 milhões de TEU.

Aposta da COSCO Shipping dá os resultados esperados

pireu piraeuA evolução do Porto de Pireu tem sido, nos últimos anos, significativa: basta recordarmos que, em 2007, o porto era apenas o 17º melhor porto europeu neste capítulo contentorizado. O volume total de negócio subiu, em 2019, para os 149 milhões de euros, subindo, em termos homólogos, +12,3% – em 2018, o volume de negócios do porto grego fixou-se nos 132 milhões. Está assim consumado um dos grandes objectivos da COSCO: transformar Pireu numa grande porta de entrada para a Rússia e Ásia, por via do Mar Negro, e num hub central para o acesso à Europa do Leste.

«2019 foi o ano de maior sucesso em termos de rentabilidade», corroborou o CEO da Autoridade Portuária de Pireu, Fu Chengqiu, ao analisar os dados. «A gestão financeira bem-sucedida também traz receita adicional ao Estado grego devido ao aumento das taxas de concessão, dividendos, contribuições de seguro» e, além disso, enalteceu, «contribui para o bem-estar das comunidades locais». De destacar que o porto deteve ainda o melhor terminal da COSCO fora da China, com um crescimento year-on-year de +13% na sua taxa de transferência.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com