
Porto de Roterdão com grande domínio no tráfego de mercadorias na Europa
Marítimo 4 Julho, 2017 Comentários fechados em Porto de Roterdão com grande domínio no tráfego de mercadorias na Europa 3937O famigerado Porto de Roterdão voltou a deixar patente o seu domínio, voltando a granjear a condição de líder entre os portos europeus no que aos principais tráfegos de mercadorias diz respeito. Os dados comparativos (que analisam o as performances de vários portos concorrentes durante 2016) compilados pela administração portuária do porto neerlandês atestam o seu domínio transversal, mas é no segmento dos granéis líquidos que a sua superioridade se torna não menos que abissal.
O dobro de Antuérpia e o triplo de Hamburgo
Como indicam os dados tratados pela administração portuária, o Porto de Roterdão movimentou 461,2 milhões de toneladas de mercadorias durante 2016, dobrando o registo anual alcançado pelo porto belga de Antuérpia (214,1 milhões de toneladas movimentadas, o segundo melhor resultado europeu) e triplicando o alcançado pelo porto alemão de Hamburgo (138,2 milhões de toneladas movimentadas, sendo o terceiro melhor registo europeu). Os dados relevam ainda o facto de mais de metade do tráfego em Roterdão estar directamente ligado ao segmento dos granéis líquidos.
Domínio avassalador nos granéis líquidos
Durante 2016, o porto referência da Holanda e do continente europeu movimentou 223,5 milhões de toneladas no segmento de granéis líquidos, ao passo que o Porto de Antuérpia manipulou 69,2 milhões de toneladas; o terceiro lugar deste ranking foi arrebatado por outro porto holandês, o de Amesterdão (com 45,6 milhões de toneladas movimentadas em 2016). Apesar de grande vantagem demonstrada neste segmento, o Porto de Roterdão também alcançou lideranças distanciadas nos granéis sólidos, na carga contentorizada e também no ‘ro-ro’.
No que toca aos granéis sólidos, o Porto de Roterdão perfez 82,3 milhões de toneladas durante o ano transacto, deixando distante o porto de Amesterdão (42,7 milhões de toneladas movimentadas). No contexto da carga não-contentorizada e do ‘ro-ro’, a liderança é também sólida: Roterdão movimentou 28,3 milhões de toneladas, batendo o Porto de Dunquerque, segundo classificado neste ranking (com 17,2 milhões de toneladas). Nos contentores, Roterdão atingiu os 127,1 milhões de toneladas, seguido de perto por Amberes (117,9 milhões de toneladas).