porto dfe santos brasil

Porto de Santos aumenta 30 centímetros do calado máximo do seu canal de navegação

Marítimo Comentários fechados em Porto de Santos aumenta 30 centímetros do calado máximo do seu canal de navegação 434
Tempo de Leitura: 1 minutos

José Alex Oliva, director-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), revelou, no término do passado mês de Julho, um aumento, em 30 centímetros, do calado operacional máximo do canal de navegação do Porto de Santos.



A revelação de José Alex Oliva foi feita durante a realização de um workshop técnico realizado na sede paulistana do Iate Clube de Santos. Após o anúncio, foi, então, assinada a autorização para a prática do novo calado.

A medida, explicou, nasce na sequência de um trabalho conjunto que envolveu estudos apresentados pela Praticagem de Santos e referendados pela Autoridade Marítima – o resultado foi a defesa do aumento da da cota de calado para 13,50 metros na baixa-mar e de 14,50 metros na preamar, sem quaisquer encargo adicional de serviços de dragagem.

Nova medida representará um potencial aumento na capacidade de atendimento do Porto de Santos de até 10%

O anúncio foi feita na presença das autoridades do sector marítimo-portuário brasileiro, agradando sobremaneira à comunidade paulistana, como noticiou a APLOG na sua última newsletter. A medida representará um potencial aumento na capacidade de atendimento do Porto de Santos de até 10%, promovido pelo ganho operacional.

José Alex Oliva explicou que cada centímetro de calado representa 100 toneladas por navio, o equivalente a 8 contentores com 12,5 toneladas – tendo em conta a estimativa de atracação no Porto de Santos, conclui-se que cada centímetro extra  corresponde a 14,5 milhões de dólares ao ano.

A aplicação desta nova medida é garantida pela manutenção da profundidade em 15 metros e pela tecnologia de monitorização das condições necessárias a uma navegação segurança.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com