Porto de Santos

Porto de Santos fixou movimentação recorde de contentores no mês de Outubro

MarítimoComentários fechados em Porto de Santos fixou movimentação recorde de contentores no mês de Outubro246
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Santos atingiu, no passado mês de Outubro, a melhor marca na movimentação de contentores para o mês em questão, ao alcançar a marca dos 383.933 TEU, registo que traduz um subida de +0,2% face ao recorde anterior, alcançado no mesmo mês de 2019.

A marca consolida a tendência de subida deste segmento de carga, que oscilou negativamente em meados do ano e reverteu a queda no decorrer do mês de Setembro. Em tonelagem, a carga contentorizada também bateu recorde no mês de Outubro, obtendo para tal 4,3 milhões de toneladas.

De acordo com o presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, o bom desempenho espelha o início da recuperação económica – os contentores movimentam as cargas de maior valor agregado. «A movimentação de contentores foi bastante afectada pela pandemia, com a redução de viagens dos navios e menor produção industrial, mas os números apontam para a recuperação da procura no Brasil e no mundo», declarou Biral.

Segundo a imprensa brasileira, o movimento acumulado do ano registou 122,5 milhões de toneladas, crescimento de +8,7% na base anual e um recorde para o período de dez meses. O resultado foi alavancado pelos embarques (exportação), que atingiram 90,4 milhões de toneladas, um crescimento de +13,3%. Já as descargas (importações) registaram 32,2 milhões de toneladas, uma queda de -2,5%.

De acordo com a publicação brasileira ‘Logística e Negócios’, os embarques de soja e de açúcar destacaram-se como as duas cargas mais movimentadas no Porto de Santos, com 21,1 milhões de toneladas e 20,1 milhões de toneladas, subidas de +19,9% e +68,1%, respectivamente. Apresentaram bom desempenho, também, a celulose, com 4,7 milhões de toneladas e aumento de +16%; o farelo de soja a granel, com 5,8 milhões de toneladas e crescimento de +15%; e o óleo combustível, com 1,8 milhão de toneladas e crescimento de +72,9%.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com