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Porto de Setúbal celebrou 97 anos num 2020 que foi «importante» para o futuro da infra-estrutura

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O Porto de Setúbal celebrou, no passado dia 18 de Dezembro, o seu aniversário, assinalando a passagem de noventa e sete anos da criação de um organismo próprio vocacionado para a gestão do porto, a então, Junta Autónoma das Obras do Porto e da Barra de Setúbal e do Rio Sado.

Na mensagem de celebração, o Conselho de Administração, liderado por Lídia Sequeira, agradeceu aos colaboradores e colaboradoras o «espírito de equipa e resiliência na concretização de projectos de extrema importância para o desenvolvimento do Porto de Setúbal», com especial destaque para o Projecto das Acessibilidades Marítimas, a JUL – Janela Única Logística, a Modernização do Sistema VTS, a Modernização das Portarias dos Terminais Portuários, a Implementação de uma Estrutura Dissipadora de Energia na Doca dos Pescadores, a construção da Ponte Cais 4, em Sesimbra, entre outros projectos que fazem do Porto de Setúbal um porto de referência a nível nacional.

Ano de 2020 foi «extremamente importante» para o porto sadino

Na mensagem, Lídia Sequeira frisou que, apesar de 2020 ter sido um ano duro e conturbado, não deixou de ser um ano «extremamente importante, quer para o Porto de Setúbal, quer para o de Sesimbra». Em Setúbal, salientou, foi agora finalizada «a dragagem dos canais de acesso ao porto, e que permite que, a partir de agora, o Porto de Setúbal possa receber a esmagadora maioria dos navios em operação nos mares e oceanos de todo o mundo. Este é um motivo de grande congratulação para nós, uma vez que, a partir de agora, temos uma barra com -15 metros de profundidade, temos os canais de acesso até aos terminais portuários com uma profundidade de -13,5 metros e com a possibilidade de haver o cruzamento de navios numa parte destes canais, o que permitirá operacionalidade nos acessos marítimos ao porto e a maior segurança».

Lídia Sequeira realçou «mudança decisiva na operacionalidade» do Porto de Setúbal

«Apesar de todas as circunstâncias anómalas de 2020, este é um ano que também ficará marcado por uma mudança decisiva na operacionalidade do porto, motivada pela melhoria significativa dos seus acessos e corresponde à concretização de um projecto que há já 25 anos era considerado como prioritário no Porto de Setúbal», sublinhou Lídia Sequeira, lembrando ainda que a operação portuária «também vive da realidade digital»: neste contexto, a administração portuária mostrou-se satisfeita pelo arranque operacional da JUL no porto sadino, a 26 de Novembro. «Este é igualmente um marco histórico e marca decisivamente o momento em que a operação portuária associada à operação logística está inteiramente digitalizada e com a possibilidade de a operação ser feita absolutamente sem recurso ao papel», acrescentou.

Lídia Sequeira referiu ainda que o porto não se esgota nestes projectos e que importa olhar para o futuro, dando continuidade a uma estratégia de desenvolvimento e modernização a par com a preocupação ambiental levando a cabo novos projectos ligados à operacionalidade dos portos, à digitalização e à na descarbonização, conceitos de extrema importância nos dias que correm. «O Conselho de Administração agradece a todos, colaboradores, entidades e empresas que, diariamente, contribuem para o sucesso do porto e para o desenvolvimento de Setúbal, da região e do país», pode ainda ler-se num comunicado emitido pela administração portuária, ao qual a Revista Cargo teve acesso.

Veja aqui a mensagem da administração portuária:

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