Porto de Setúbal

Porto de Setúbal cresceu +13,4% e remou contra a maré no terrível mês de Maio

Marítimo Comentários fechados em Porto de Setúbal cresceu +13,4% e remou contra a maré no terrível mês de Maio 108
Tempo de Leitura: 1 minutos

Depois das perdas homólogas em Janeiro, Fevereiro e Abril, o Porto de Setúbal logrou mostrar fortes sinais de recuperação precisamente em Maio, mês em que as perdas no sistema portuário do continente foram avultadas em termos de movimentação de cargas.

Porto de Setúbal deu sinais de recuperação em Maio

O porto sadino obteve um crescimento homólogo de +13,7% em Maio, mês em que os portos do Continente sentiram, com toda a força, os efeitos da pandemia e das políticas de confinamento globais. Como atesta a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), Maio pautou-se pelo «registo negativo na maioria dos portos»: os portos de Setúbal e Figueira da Foz (crescimento de 0,9%) foram as excepções.

«As variações são em regra bastante significativas, sendo difícil não as associar ao abrandamento global da economia por efeito da crise pandémica. No entanto não existem evidências claras e directas dessa circunstância», detalhou ainda a AMT. O Porto de Setúbal logrou movimentar mais de 15 mil TEU durante o mês em questão, crescendo, no segmento contentorizado, 22% face ao mês de Maio de 2019.

Tal como a Revista Cargo já havia noticiado, entre Janeiro e Maio de 2020, os portos do continente movimentaram um total de 34,2 milhões de toneladas de carga, uma diminuição de -9,3% face ao volume global de carga registado nos primeiros cinco meses de 2019. Em termos de tonelagem de carga, registaram-se -3,49 milhões de toneladas de carga. O comportamento do mercado do Carvão em Sines e o da Carga Contentorizada em Lisboa «foram os que mais contribuíram para o desempenho negativo global do sistema portuário do Continente», relatou a AMT.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com