Porto de Setúbal contentores

Porto de Setúbal cresceu 4,7% em 2021

Marítimo, Notícias Comentários fechados em Porto de Setúbal cresceu 4,7% em 2021 899
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Setúbal registou um crescimento de 4,7% em 2021, movimentando um total superior a 6,5 milhões de toneladas.

Em comunicado, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra destaca mesmo que 2021 foi um ano “marcado pela grande resiliência e dinamismo dos parceiros da Comunidade Portuária de Setúbal, apesar da pandemia e dos constrangimentos dela derivados”.

Carga geral impulsiona números

O segmento da carga geral foi, em boa parte, responsável pelo crescimento registado no Porto de Setúbal – segmento que registou um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando cerca de 3,7 milhões de toneladas. Já a carga fracionada registou um crescimento de 35%, ultrapassando 1,5 milhões de toneladas movimentadas.

Crescimento de 10% na carga ro-ro

Já na carga ro-ro, o Porto de Setúbal movimentou cerca de 263 mil viaturas, o que representou um crescimento de 10% face ao ano anterior.

A carga contentorizada, por sua vez, registou um aumento de 1,8%, com cerca de 172 mil TEU.

Mais um ano a consolidar “vocação exportadora”

No comunicado da APSS, destaca-se ainda que 2021 foi “mais um ano em que se consolida a vocação exportadora do porto, que atingiu 54% do volume total movimentado, com destaque para a carga ro-ro e contentores, a primeira, com cerca de 71%, aproximadamente 188 mil viaturas, que aumentou 18% em relação ao número de viaturas exportadas no mesmo período do ano anterior e, nos contentores, com 52%, representando cerca de 89 mil TEU”.

Por terminais, destacam-se os de serviço público com um incremento de 8,5% no volume de mercadorias movimentado, com especial enfoque para os Terminais TMS-1 (Tersado) e Terminal TMS-2 (Sadoport), com 33,5% e 2,3% respetivamente, e o Terminal Ro-Ro com 5%.

No crescimento da movimentação de cargas nos terminais de uso privativo, realçaram-se os da Tanquisado/Eco-Oil, com 31,4%, das Praias Sado, com 15,8% e da Secil, com 14,4%.

“Os números de 2021, confirmam a grande capacidade do Porto de Setúbal em servir a região e o país, quer no apoio à produção, quer no abastecimento de bens e matérias-primas, com um contributo fiável ao desenvolvimento da economia e do emprego”, conclui a APSS.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com