Porto de Setúbal: estivadores e operadoras chegaram a um princípio de acordo

Marítimo Comentários fechados em Porto de Setúbal: estivadores e operadoras chegaram a um princípio de acordo 329
Tempo de Leitura: 2 minutos

Hoje jogava-se uma parte fulcral do futuro da estabilidade e paz social no Porto de Setúbal, e, ao que adiantou a Lusa, o porto sadino pode suspirar de alívio, uma vez que o moroso diferendo que opunha o sindicato SEAL às operadoras portuárias (que se arrastava há mais de 6 meses) conheceu um positivo desenvolvimento. A obtenção de um princípio de acordo coloca Setúbal mais perto da definitiva resolução deste dossier laboral.

«Avanços significativos»

Fonte sindical adiantou à Lusa que as partes chegaram a um entendimento para o estabelecimento de um novo contrato laboral colectivo, faltando a ratificação do acordo no plenário de trabalhadores que se realiza esta manhã. «Consideramos que foram alcançados avanços significativos e que a proposta, que mereceu o acordo das partes, reúne o mínimo de condições para ser submetida à apreciação dos trabalhadores», revelou a fonte à Lusa.

A «decisão final sobre o acordo de princípio alcançado esta [Quinta-feira durante a] noite será sempre dos estivadores do porto de Setúbal», disse ainda a fonte da entidade sindical. A posição derradeira dos estivadores do Porto de Setúbal deverá ser conhecida após a reunião plenária, que decorre desde as 9 horas da manhã. Caso se materialize o desfecho positivo, fecha-se um período de incerteza que durou desde o dia 14 de Dezembro.

Incerteza no Porto de Setúbal prestes a chegar ao fim

À data, e após mais de um mês de paralisação, os estivadores eventuais sadinos acordaram firmar um acordo de paz social com as empresas para encerrar a greve e reactivar o Porto de Setúbal. Fixou-se um prazo de 75 dias para a obtenção de um acordo final, mas tal entendimento foi sendo adiado de forma consecutiva, com críticas de ambas as partes às posturas contrárias.

 

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com