jul Porto de Setúbal

Porto de Setúbal: Janela Única Logística (JUL) entra em actividade em Novembro

Marítimo Comentários fechados em Porto de Setúbal: Janela Única Logística (JUL) entra em actividade em Novembro 337
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) realizou, na semana passada, três sessões de formação da plataforma JUL – Janela Única Logística destinadas a colaboradores e entidades externas «com o objectivo da entrada efectiva em produção do sistema no Porto de Setúbal». A entrada da JUL em funcionamento no porto está marcada para o próximo mês de Novembro, informou a administração.

JUL à vista: Porto de Setúbal dá «passo significativo» rumo a maior competitividade

Em comunicado emitido esta manhã, a administração portuária salientou que este se trata de «um passo significativo» para tornar o porto sadino «mais competitivo» e dotado de «processos totalmente digitais, mais rápidos e baratos». A formação que, atendendo às limitações impostas pela pandemia do Covid-19, foi realizada online, permitiu, revelou a APSS no comunicado, «esclarecer aspectos relacionados com o funcionamento, objectivos e vantagens decorrentes da utilização desta plataforma» digital, que vem colocar todos os agentes logísticos em comunicação.

A ferramenta JUL é, recorde-se, um alargamento da já famosa Janela Única Portuária (JUP) a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, irá contribuir para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos. Na passada Sexta-feira (dia 18), ocorreu, em Sines, a apresentação do plano final de arranque da JUL no Porto de Sines. A fase inicial do arranque da JUL dar-se-á «em paralelo entre os dois sistemas JUP II- JUL» tendo em vista «uma transição sólida e segura», explicou a DGRM, que lidera todo este processo, sob a tutela do Ministério do Mar que coordena e envolve outros organismos deste ministério e a Associação dos Portos de Portugal (APP).

Saiba mais sobre a JUL no porto sadino:

Porto de Setúbal apresenta «ponto de situação» do projecto JUL aos parceiros da comunidade portuária

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com