Porto de Setúbal

Porto de Setúbal não se desvia da rota do progresso, crescendo +3,2% até Julho de 2021

Marítimo Comentários fechados em Porto de Setúbal não se desvia da rota do progresso, crescendo +3,2% até Julho de 2021 508
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Setúbal não desarma na recuperação de tráfegos, voltando, no período Janeiro-Julho, a demonstrar a sua resiliência operacional e capacidade em captar maiores volumes de carga: nos primeiros sete meses, o porto sadino movimentou 3,9 milhões de toneladas; trata-se de um acréscimo de +3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. É mais um passo na trajectória positiva do porto, mesmo em período pandémico.

O ano de 2021 tem-se pautado por um consistente crescimento em termos de volumes de carga movimentados, espelhando uma rota de recuperação face a períodos de menos fulgor, como o ano de 2019. Mesmo perante o surgimento da pandemia de COVID-19, o Porto de Setúbal já se encontrava no trilho da estabilização, consolidando, a partir de Março e Abril de 2020, um horizonte positivo que agora se confirma com dados incontornáveis.

Contentores cresceram +106 mil TEU; ro-ro também subiu de forma consistente

Porto de Setúbal«O desempenho positivo do Porto de Setúbal tem vindo a ser dominante no decorrer deste ano, apresentando um crescimento de cargas consistente e bastante activo como plataforma de expedição das exportações nacionais», ressalvou a APSS, ao analisar o período Janeiro-Julho, via comunicado. Contribuíram para este crescimento os segmentos da carga geral com 2,2 milhões de toneladas, um aumento de 16% no período comparado.

Nos sub-segmentos da carga geral, detalhou a administração portuária, a contentorizada cresceu +12%, com um total de 106,8 mil TEU, já a fraccionada teve um desempenho ainda mais positivo de 28,3%, com 911 mil toneladas, por sua vez, a carga ro-ro subiu +17,4%, com 156 mil viaturas movimentadas. «A vertente exportadora do Porto de Setúbal continua bem vincada, as mercadorias carregadas atingiram o valor de 2,1 milhões de toneladas, 54% do total movimentado», frisou a APSS. «Uma vez mais, são cargas de valor acrescentado a dominar as exportações, com 71% da carga ro-ro a ser expedida, (110 mil viaturas) e 52% da carga contentorizada (55 mil TEU)», completou a administração portuária.

O crescimento do movimento foi alavancado mais expressivamente nos terminais públicos, mais 5,5% no total, repartido pelo Terminal Ro-Ro, mais 10,7%, Terminal TMS 2, mais 11%, Terminal TMS 1, mais 13%. Os valores positivos estenderam-se ao número e capacidade dos navios que escalaram o porto: estiveram em operação 1013 navios, mais 9,8%, com uma média 13 275 em toneladas GT, mais 11,7%, em relação ao período em 2020.

Saiba mais sobre os investimentos e os desafios do Porto de Setúbal:

Porto de Setúbal em revista: os investimentos, os desafios e os trunfos para o futuro

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com