
Porto de Setúbal prossegue crescimento em Agosto: Carga Fraccionada cresceu +38%
Marítimo 1 Outubro, 2021 Comentários fechados em Porto de Setúbal prossegue crescimento em Agosto: Carga Fraccionada cresceu +38% 478O Porto de Setúbal não desarma na sua senda de recuperação de volumes movimentados: nos primeiros oito meses de 2021, a infra-estrutura sadina alcançou uma movimentação acumulada de 4,4 milhões de toneladas de cargas, espelhando, assim, um crescimento de +3,4% face ao registo de 2020.
Porto de Setúbal: Carga fraccionada e ro-ro entre os grandes destaques
Neste aumento, informou esta Sexta-feira a administração portuária – via comunicado – destacou-se a carga geral fraccionada, que cresceu +38,3%, superando o valor total de 1 milhão de toneladas, realçando que este tipo de carga «tem em grande parte origem ou destino à indústria pesada, o que constitui um sinal de retoma da produção do tecido industrial nacional e regional», tal como se pode ler no documento, ao qual acedemos.
Além da carga geral fraccionada, também a carga ro-ro esteve em destaque no período Janeiro-Agosto de 2021, num panorama de recuperação industrial, tendo sido movimentadas, até Agosto, 164 mil viaturas, um crescimento de +18%. Desse número, 114 mil viaturas foram exportadas, ou seja 70% do total movimentado pelo porto. Boas notícias para o porto sadino, que, desde 2019, vem consolidando, à boleia de uma maior estabilidade sócio-laboral, uma rota de recuperação de volumes e novos tráfegos. «O Porto de Setúbal consolida assim a sua posição como grande plataforma de apoio às empresas exportadoras da região e do país com uma percentagem de carga exportada que atinge cerca de 54% do total movimentado», vincou ainda a APSS.
A comprovar a rota de recuperação do Porto de Setúbal está, por exemplo, o reforço da presença da operadora marítima Boluda Lines no porto, algo que acontecerá a partir de 2022 – este anúncio foi feito em Setembro passado e contou com a cobertura mediática da Revista Cargo.