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Porto de Setúbal reforça ferrovia: electrificação dos acessos aos terminais arrancará em 2021

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O Porto de Setúbal encontra-se em fase de evolução no que toca às suas acessibilidades – o projecto de incremento da vertente marítima foi já finalizado, e, agora, prosseguem a bom ritmo dos planos para fortalecer a fluidez das ligações terrestres no âmbito portuário. Em entrevista ao ‘Setubalense‘, Porfírio Gomes adiantou que a prioridade passa pela electrificação dos acessos aos terminais – os trabalhos arrancarão em 2021.

Sendo uma referência em termos de movimentação de mercadorias por via férrea, a administração portuária sadina encontra-se, em concertação com a IP, a dar corpo a um projecto «abrangente como a electrificação da linha férrea de acesso ao Porto de Setúbal com provável mexida em passagens de nível» – um projecto, que, explicou o presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, vai além de uma intervenção «sobre o interface do porto».

«O projecto está a andar», adiantou Porfírio Gomes

«O projecto está a andar, penso que brevemente deverá entrar em fase de consulta pública e adjudicações. Aquilo que começou como um projecto pequeno da APSS, veio a ganhar maior âmbito que, também sendo patrocinado pela administração portuária, passou a ser coordenado pela Infraestruturas de Portugal (IP)», detalhou Porfírio Gomes ao ‘Setubalense’. «A intervenção na parte de terra» deverá arrancar neste ano de 2021.

Qual o tipo de intervenção a ser levada a cabo? «Pretende-se a electrificação de todos os acessos aos terminais melhorando a capacidade nos mesmos. Implica fazer áreas de manobra no lado exterior aos terminais, ou seja, actualmente, para uma composição de 700 metros – que é o normal – entrar dentro do porto tem de o fazer sendo dividida em duas ou três vezes, o que se pretende é que isso não seja necessário melhorando assim em muito a rapidez de entrada e saída das composições, para isso é preciso electrificar as linhas até à porta dos terminais. No exterior, deixou de se pensar só ao nível da zona portuária. Existem alguns constrangimentos já identificados pela Infraestruturas de Portugal, caso de passagens de nível e troços para electrificar, é também por isso que o projecto tem um maior alcance», descreveu o presidente da Comunidade Portuária de Setúbal.

Fonte: ‘O Setubalense’

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