Porto de Setúbal viveu «ano de crescimento» em 2019 e bateu recorde no segmento ‘ro-ro’

Marítimo Comentários fechados em Porto de Setúbal viveu «ano de crescimento» em 2019 e bateu recorde no segmento ‘ro-ro’ 618
Tempo de Leitura: 1 minutos

Os dados mais recentes, disponibilizados hoje pela administração portuária APSS, comprovam a curva de recuperação do porto sadino, depois de uma recta final de 2018 com menor fulgor operacional. Durante o ano de 2019, o Porto de Setúbal cresceu «tanto em volume de carga como em número de navios», revelou a administração, através de um comunicado ao qual a Revista Cargo teve acesso.

Porto de Setúbal quebrou recorde no ro-ro

Assim, explica a APSS, o ano de 2019 «foi um ano de crescimento para o Porto de Setúbal, tanto em volume de carga como em número de navios, com especial destaque para a carga roll-on/rol-off (ro-ro), em que foi batido o recorde de movimentação com 347 mil unidades, correspondente a um aumento de 27% face a 2018. Em tonelagem registou-se uma subida de 3,1% relativamente ao ano anterior», lê-se na missiva.

Perfil do porto exportador saiu reforçado em 2019

Na base da movimentação ro-ro digna de registo máximo esteve a exportação de 220 mil unidades, ou seja, 63% do total, «que reforça o perfil exportador do Porto de Setúbal, realçando-se o contributo da Volkswagen com 85% das unidades produzidas na fábrica da Autoeuropa a serem exportadas pelo Porto de Setúbal», explica a administração portuária no comunicado lançado hoje.

Carga contentorizada e granéis líquidos subiram

Por outro lado, a movimentação de carga contentorizada cresceu 11% em número de contentores face ao período homólogo. Os graneis líquidos registaram, igualmente, um crescimento positivo, na ordem dos 16%, destacando-se o movimento de melaço.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com