XXI Porto de Sines Contentores JUL

Porto de Sines alcançou melhor ano de sempre com quase 2 milhões de TEU

Marítimo, Notícias Comentários fechados em Porto de Sines alcançou melhor ano de sempre com quase 2 milhões de TEU 911
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Sines alcançou o seu melhor ano de sempre em 2021, respondendo assim à adversidade do contexto pandémico à escala global.

Em comunicado, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) salienta o “crescimento homólogo expressivo no conjunto de todos os segmentos de carga que, na carga contentorizada correspondeu a 13%, o que permitiu ultrapassar a barreira dos 1.8 milhões de TEU”.

Carga movimentada cresceu 10%

APS Porto de SinesO comunicado do Porto de Sines deixa claro que não foi só o segmento de contentores que esteve em destaque em 2021: “Se 2021 fica assinalado como o melhor ano de sempre nos contentores, ainda a registar 10% de crescimento no volume de carga movimentada no porto, com um total de 46,5 milhões de toneladas, números que atestam a competência e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines”.

Os granéis líquidos, incluindo o gás natural liquefeito, também estiveram em destaque, com uma movimentação total de 4,1 milhões de toneladas – uma movimentação que, realça a APS, “foi responsável pelo abastecimento da quase totalidade do país”.

Trabalhos em curso aumentarão ainda mais a capacidade para os contentores

Na comunicação do Porto de Sines, são ainda recordadas as obras em curso de expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI), “que projecta o aumento da capacidade de movimentação anual de 2.3 para 4.1 milhões de TEU”.

Mais carga, menos navios

Apesar de ter registado um aumento da carga movimentada, o Porto de Sines foi escalado por menos navios em 2021, face aos números de 2020 – o que, refere a APS, “se traduz numa maior eficiência logística”.

No acesso ao Porto de Sines, a ferrovia continua a ser o meio terreste privilegiado, representando 64% na distribuição modal e uma operação de cerca de 6.000 comboios. Já o tráfego de hinterland, onde se inclui Portugal e Espanha, ultrapassou os 464.000 TEU.

“O crescimento global registado em 2021, apesar do contexto pandémico e dos seus impactos negativos, vem reforçar a notável capacidade de resposta de todos os stakeholders do Porto de Sines, que, num reconhecido esforço coletivo reforçaram o papel do porto e da sua comunidade ao longo de toda a cadeia logística de transporte e como forte impulsionador das exportações nacionais”, conclui o Porto de Sines.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com