Visita ao Porto de Sines

Porto de Sines captará «o maior investimento privado de sempre» no sector portuário

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines captará «o maior investimento privado de sempre» no sector portuário 433
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, passou, com o novo figurino do Executivo, a ter a tutela dos portos – o périplo inaugural pelos portos nacionais arrancou no dia 15, com a visita ao Porto de Sines. Como não poderia deixar de ser, o governante visitou um dos baluartes do porto alentejano, o Terminal XXI, líder da movimentação de contentores em termos nacionais, augurando-lhe um futuro pujante.

No contexto da visita ao terminal de contentores (na qual também marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, o CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa e o presidente da APS, José Luís Cacho), Pedro Nuno Santos revelou que o sistema portuário se prepara para captar «o maior investimento privado de sempre neste sector» em grandes terminais de contentores, designadamente na expansão do Terminal XXI, por 661 milhões de euros, e na construção do Terminal Vasco da Gama, um investimento de 642 milhões de euros.

Como a Revista Cargo já amplamente noticiou, aquando da sua conclusão, estes dois terminais portuários serão capazes de movimentar até 8 milhões de TEU por ano, e tornar-se-ão, em quatro anos, na infra-estrutura de movimentação carga contentorizada com maior capacidade instalada da Península Ibérica. O líder da pasta das Infra-estruturas vincou que pretende dar «o impulso necessário» à concretizar dos investimentos previstos para o Porto de Sines – um objectivo que deverá ser alcançado durante a presente legislatura.

«Estamos a falar de um dos maiores investimentos do nosso país e de dimensão não habitual em Portugal que representa também uma oportunidade de Portugal ser uma plataforma muito importante no quadro global de transporte de mercadorias», salientou o ministro Pedro Nuno Santos, durante a visita ao porto alentejano. O governante fez-se acompanhar do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com