XXI Porto de Sines Contentores

Porto de Sines cresce +23,8% até Junho: contentores e granéis líquidos mostram pujança

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines cresce +23,8% até Junho: contentores e granéis líquidos mostram pujança 286
Tempo de Leitura: 2 minutos

Boas notícias para o Porto de Sines: os dados referentes à movimentação de cargas nos primeiros seis meses de 2021 transparecem a «trajectória de crescimento» trilhada pela infra-estrutura portuária alentejana, iniciada na recta final de 2020. Assim, entre Janeiro e Junho, o porto movimentou, na soma de todos os segmentos, 24 milhões de toneladas, reflectindo um crescimento homólogo de +23,8%.

APS: Porto de Sines encaminha-se para «mais ano positivo»

Esta evolução positiva, explicou a administração portuária APS, deve ser associada à «flexibilidade e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines que, em contexto pandémico, manteve as cadeias de abastecimento e continuou a responder às necessidades do mercado». A evolução, desde o final de 2020, demonstra o peso dos contentores no progresso da movimentação de cargas no porto – o bom desempenho dos granéis líquidos veio dar ainda mais solidez ao crescimento transversal na infra-estrutura portuária que lidera, cronicamente, o processamento de carga no país.

Os Granéis Líquidos, onde se incluí o crude, os refinados e o gás natural, registaram um crescimento de +28.6% face ao mesmo período de 2020 e acumulam 12.6 milhões de toneladas movimentadas, um acréscimo de 2.8 milhões de toneladas. Neste segmento, com especial destaque para as Ramas e Refinados, constata-se um aumento de 27% nas importações de petróleo e de 16% na movimentação de produtos petrolíferos em comparação com período homologo pré-pandemia (2019), espelhando a «notável recuperação económica do Porto de Sines em contexto do levantamento das restrições impostas pela situação da pandemia Covid-19», assinalou a administração portuária, liderada por José Luís Cacho.

O segmento de Carga Geral, onde se incluem os contentores, também registou um crescimento assinalável, contabilizando um crescimento homólogo de +21.2% e um total de 11.2 milhões de toneladas movimentadas (+2.0 milhões de toneladas). A carga contentorizada, um dos principais segmentos de carga no Porto de Sines, continua assim a demonstrar a sua dinâmica e a consolidar a sua posição, atingindo um total de 904.910 TEU movimentados e um crescimento de +22.5% face ao mesmo período do ano passado. Registe-se ainda que, durante o primeiro semestre do ano, denotou-se um acréscimo de 1% no número de escalas em Sines, contabilizando-se 988 navios.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com