Porto de SInes XXI

Porto de Sines cresce +43,7% em Agosto e empurra portos para recuperação global de +12%

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines cresce +43,7% em Agosto e empurra portos para recuperação global de +12% 384
Tempo de Leitura: 2 minutos

Agosto foi um mês extremamente positivo para o sistema portuário nacional – apesar da senda negativa que vem sendo trilhada pelos portos do Continente, o oitavo mês do ano trouxe boas notícias para a movimentação de carga nos portos lusos. Impulsionado pelo forte crescimento da actividade do Porto de Sines (+43,7%), o sistema portuário continental registou uma subida homóloga de +12%.

Porto de Sines com «responsabilidade total» na recuperação de Agosto

Terminal XXI PSA Sines«Se isolarmos o mês de Agosto, verifica-se um aumento da carga superior em +12% face a Agosto de 2019, responsabilidade total do porto de Sines, ao registar um acréscimo de +43,7% face a Agosto de 2019 (reflectindo, no entanto, a circunstância de o mês de Agosto de 2019 ter registado o volume mais baixo do ano), e anulando as variações negativas de todos os outros portos, nomeadamente Leixões e Lisboa com decréscimos respectivos de -11,6% e -8,7%», detalhou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no seu mais recente relatório.

Tal como a Revista Cargo noticiou esta manhã, entre Janeiro e Agosto de 2020, os portos do continente movimentaram quase 53,7 milhões de toneladas, um recuo de -8,8% face a igual período de 2019, o que espelha a uma diminuição de -5,16 milhões de toneladas. Os únicos portos a registar excepções são os da Figueira da Foz e de Faro, cujo movimento reflecte um acréscimo de +21,6 mil toneladas (mt) e +23,8 mt, respectivamente, com variações percentuais respectivas de +1,7% e de +30,5%, assinalou a AMT, num documento ao qual tivemos acesso.

O Porto de Sines, líder crónico da movimentação de carga em Portugal, passa agora a deter uma quota maioritária absoluta de 50,3% do total do movimento de carga movimentada, um acréscimo de +2,3 pontos percentuais à do período homólogo do ano de 2019.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com