XXI aéreo Porto de Sines

Porto de Sines cresceu +16,9% até Setembro, com pulo de +18,5% nos contentores

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines cresceu +16,9% até Setembro, com pulo de +18,5% nos contentores 254
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Sines prossegue a sua navegação em mares de bonança durante o ano de 2021: o porto registou até Setembro, um crescimento de +16,9% – no conjunto de todos os segmentos – no que toca à movimentação de mercadorias face ao mesmo período de 2020. Na totalidade, adiantou a APS, a infra-estrutura portuária alentejana movimentou 35,9 milhões de toneladas movimentadas.

Este registo, que prolonga a senda de crescimentos homólogos, permite ao Porto de Sines «consolidar a posição de líder nacional em volume de carga, responsável por mais de 50% do total movimentado no país», vincou, em reacção a estes números, a administração. Neste crescimento, destaque para o aumento da carga contentorizada, que alcançou 1,38 milhões de TEU acumulados de Janeiro a Setembro: mais 18,5% do que em 2020.

O segmento da Carga Geral (que engloba a carga contentorizada) representa já 46,7% do total da carga movimentada no porto, tendo evidenciado um aumento de +14,9% face ao mesmo período do ano anterior, para um total acumulado de 16,8 milhões de toneladas. Estes bons resultados nos contentores sucedem-se numa altura em que decorre a ampliação do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI).

Porto de Sines granéisRecorde-se que foi recentemente lançado, pela operadora PSA Sines (concessionária do terminal de contentores), o concurso para a expansão da área de parqueamento de contentores, obra no valor de 12,85 milhões de euros. Este investimento, tal como a Revista Cargo já noticiou, aumentará a capacidade operacional desta infra-estrutura portuária no que respeita às movimentações em parque, reforçando a produtividade do terminal.

O segmento de Granéis Líquidos, no qual se incluem o crude, os refinados, os produtos petroquímicos e o gás natural liquefeito, esteve também em evidência, fixando um movimento acumulado de 18,8 milhões de toneladas, o que espelhou um crescimento de 21,1% face ao período homólogo anterior. Este segmento, assim, representa actualmente 52,5% do total da carga movimentada no Porto de Sines, tendo nas importações o petróleo bruto e o gás natural como principais influenciadores e, nas exportações, os produtos refinados.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com