APLOG

Porto de Sines recebeu o evento ‘Dois dias, Dois portos’, organizado pela APLOG

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines recebeu o evento ‘Dois dias, Dois portos’, organizado pela APLOG 288
Tempo de Leitura: 2 minutos

Sines XXI contentores APSA Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu participantes do evento ‘Dois dias, dois portos‘, organizado no âmbito do programa de actividades da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) e que teve como principal objectivo dar a conhecer as potencialidades do Porto de Sines e da sua Zona Industrial e Logística (ZILS), bem como os investimentos que se encontram em curso.

No âmbito do evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Terminal de Granéis Líquidos, porta energética nacional na recepção de crude e exportação de produtos refinados, bem como o Terminal Multipurpose, dotado com condições adjacentes de excelência, conectado à rede ferroviária e rodoviária nacional, ibérica e europeia. Por fim, foi realizada uma visita ao Terminal XXI, infra-estrutura portuária inserida nas principais cadeias logísticas internacionais, actualmente responsável pelo movimento de mais de 55% da carga contentorizada em Portugal.

Em comunicado, ao qual a Revista Cargo acedeu nesta Segunda-feira (dia 26 de Setembro) a administração portuária sublinhou que «a cooperação com entidades como a APLOG, que representa um sector determinante para o desenvolvimento do porto, assim como a adesão a este tipo de iniciativas assume uma enorme importância na estratégia da autoridade portuária, permitindo promover o Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística adjacente a vários operadores logísticos e a quadros de empresas, o que pode traduzir-se em investimentos futuros».

Recorde-se que o evento ‘Dois dias Dois Portos’ realizou-se nos dias 23 e 24 de Setembro,com enfoque nos portos de Setúbal e Sines. Foi o tiro de partida para um conjunto de visitas com sessões de formação e informação relevantes para dar a conhecer a realidade actual e projectos futuros.

Porto de SinesReconhecendo que o mar «assume cada vez mais importância, nomeadamente, a ‘faixa Atlântica’, principal rota de entrada na Europa e, naturalmente, as redes logísticas de suporte e as interfaces às actividades marítimo-portuária assumem um papel preponderante e estratégico no sistema portuário nacional, assim como para o desenvolvimento económico do país», a APLOG debruça-se assim sobre a operação portuária.

Os objectivos destes eventos passam por «abordar em profundidade os conhecimentos da actividade das áreas portuárias e reflectir sobre as tendências actuais e futuras da comunidade portuária e da logística periférica ZIL, conhecer planos estratégicos dos portos de Setúbal e Sines, conhecer e partilhar projectos de desenvolvimento relativo a infraestruturas portuárias e acessibilidades, fomentar o networking e experiências entre as diferentes áreas de especialidade dos participantes» e analisar a Janela Única Logística (JUL) e o seu «potencial futuro».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com