Porto de Sines reforça liderança nos Contentores; Leixões também aumenta quota

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines reforça liderança nos Contentores; Leixões também aumenta quota 377
Tempo de Leitura: 1 minutos

A Revista Cargo teve acesso aos dados veiculados pelo relatório de actividades da AMT referente aos dois primeiros meses de 2019: os portos do continente movimentaram 15,35 milhões de toneladas, o que se traduziu num crescimento homólogo de 4,3%. No segmento dos Contentores, os portos de Setúbal e Leixões obtiveram «a melhor marca de sempre» no período Janeiro-Fevereiro. Sines e Leixões também merecem destaque.

Porto de Sines com quota nacional de 58,9%

Reporta a AMT no seu relatório que o porto alentejano «mantém a liderança deste segmento de mercado no período Janeiro‑Fevereiro de 2019, com uma quota de 58,9%, +2,1 pontos percentuais (pontos percentuais) face ao mesmo período de 2018». Um reforço da liderança nacional que foi acompanhado pelo Porto de Leixões, que também logrou aumentar «a sua quota para 22,3% (+2,5 pontos percentuais)».

Em sentido inverso estão, neste capítulo de aumento de quota nacional, os portos de Lisboa e Setúbal: refere a AMT que os dois portos denotaram, no período Janeiro-Fevereiro, «um decréscimo de -3,1 pontos percentuais e -0,3 pontos percentuais respectivamente». Recorde-se que o porto sadino continua a senda da recuperação, depois do período turbulento atravessado na recta final de 2018, devido à paralisação liderada pelo SEAL.

Decréscimo do peso do transhipment e «forte crescimento no tráfego com o hinterland»

Ainda no Porto de Sines, ressalva o relatório da AMT, «importa sublinhar o decréscimo do peso do transhipment no volume movimentado no próprio porto,e o forte crescimento no tráfego com o hinterland, o qual registou um acréscimo de +43,6%, superior em 24,3% ao volume movimentado em Lisboa e inferior em 27,4% ao porto de Leixões».

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com