APS Bahia Porto de Sines

Porto de Sines será «a principal ponte dos novos negócios» entre a Bahia e Portugal

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines será «a principal ponte dos novos negócios» entre a Bahia e Portugal 106
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Vice-Governador da Bahia e secretário do Planeamento, João Leão, visitou Portugal e encerrou o périplo por terras lusitanas com a assinatura de um memorando de entendimento com o Porto de Sines. O porto alentejano será a principal ponte dos novos negócios estabelecidos entre o estado baiano e Portugal: o anúncio foi feito durante o evento ‘Portugal Descobrindo a Bahia do Futuro’, ocorrido em Lisboa, no passado dia 26 de Outubro.

Porto de Sines será elo vital: «O Brasil e Portugal têm muito a crescer juntos»

XXI aéreo Porto de SinesA visita de João Leão – que durou oito dias – materializou a vontade de cooperação entre a Bahia e Portugal no contexto do comércio internacional. «O que nós queremos é que, através de expertise e cooperação, a Bahia e Portugal cresçam mais e juntos», declarou o vice-governador. «A pandemia trouxe uma percepção de proteccionismo entre os países, em geral, mas isso é muito perigoso, para não dizer suicida. O Brasil e Portugal têm muito a crescer juntos e a Bahia é uma excelente porta de entrada, como Portugal também pode sê-lo», reforçou também António Saraiva.

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal vincou a importância do arranque das acções de negócios entre Portugal e Bahia. Entre as oportunidades de negócio e diversificação de cargas para o Porto de Sines está o segmento do agro-negócio, no qual o Brasil é player fundamental. «O agro-negócio da Bahia representa 25% do PIB e um terço dos empregos gerados no estado, além de ter uma diversificada cadeia produtiva, passando por rebanhos de bovinos, caprinos, ovinos, avicultura. Também tem destaque na produção de grãos, exemplo da soja, que possui a maior produtividade do mundo. O estado é ainda o segundo produtor nacional de frutas», adiantou João Carlos Oliveira, secretário de Agricultura da Bahia.

«É importante que possamos facilitar e promover, cada vez mais, as condições de negócios entre Brasil e Portugal, inclusive para que esse seja nossa porta de entrada comercial para toda a Europa», declarou também o deputado Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Sector Produtivo.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com