Terminal XXI PSA Porto de Sines

Porto de Sines sobe «quota maioritária absoluta» para 50,3%; Leixões em segundo lugar

Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines sobe «quota maioritária absoluta» para 50,3%; Leixões em segundo lugar 358
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os resultados da movimentação de cargas nos portos do Continente foram hoje divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), referentes ao período Janeiro-Agosto. De acordo com o documento, ao qual tivemos acesso, o Porto de Sines passou, no fim das contas, a deter uma «quota maioritária absoluta de 50,3% do total do movimento de carga movimentada», frisou a AMT.

Porto de Sines fortalece quota maioritária; nos contentores, sobe para 57%

Porto de SInesEsta posição de liderança (que é, diga-se, um hábito indisputável) de Sines surge na sequência de um acréscimo de +2,3 pontos percentuais à do período homólogo de 2019. O Porto de Leixões permanece no segundo lugar do ranking, com uma quota de 21,5%, seguido por Lisboa (11,1%), Setúbal (7,9%), Aveiro (6,1%) e Figueira da Foz (2,5%), sendo que Viana do Castelo, Faro e Portimão representam no seu conjunto 0,6%.

Se olharmos especificamente para o mercado de Contentores, o Porto de Sines eleva a liderança para uma «quota maioritária absoluta de 57%», realça a AMT, seguindo-se o Porto de Leixões, com 25,9%, o Porto de Lisboa, com 10,4%, o Porto de Setúbal, com 6%, e o Porto de Figueira da Foz, com 0,6%. Tendo em conta o seu peso no mercado de contentores do Porto de Sines, «importa sublinhar que o tráfego de transhipment representou 67,9% do volume movimentado neste porto e registou uma variação de +5,3%, impulsionada pelo movimento realizado em Agosto, o mais elevado dos últimos 19 meses e que releva um acréscimo homólogo de +89,4%», enfatiza a AMT. Acresce referir que o tráfego com o hinterland regista igualmente um acréscimo no período de Janeiro a Agosto, de +9,8%, atingindo o valor mais elevado de sempre, 332 005 TEU.

Saiba mais sobre a movimentação portuária em Janeiro-Agosto:

Portos do Continente movimentam 53,7 milhões de toneladas, com recuo homólogo de -8-8%

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com