Pedro Nuno Santos Porto de Sines

Porto de Sines terá «papel fundamental» na transição energética e na industrialização do país

Logística, Marítimo Comentários fechados em Porto de Sines terá «papel fundamental» na transição energética e na industrialização do país 426
Tempo de Leitura: 3 minutos

A apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines decorreu ontem (30 de Setembro) e contou com a presença do Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. Na sessão que desvendou o plano que orientará a evolução do porto alentejano durante os próximos dez anos, o governante sublinhou os três grandes desafios de Sines para o futuro: «a descarbonização, a digitalização e a industrialização».

Porto de Sines: uma «aposta pública que correu bem»

«O Porto de Sines é um excelente exemplo de que o país faz apostas certas e importantes é um excelente exemplo da importância do investimento público para a cooperação e desenvolvimento do país. O Porto de Sines foi uma grande aposta pública que correu bem. É hoje o maior do país e um dos principais da União Europeia», introduziu Pedro Nuno Santos, usando a infra-estrutura como metáfora para o contexto desafiante do presente.

«Este exemplo é muito importante para o momento que hoje vivemos. Sofremos uma crise pandémica e uma travagem brutal na nossa economia, e, como é natural, os investidores privados retraem o seu investimento. É aí que o Estado tem um papel importante a desempenhar para preencher esse espaço, injectando, na economia, recursos muito importantes, para antecipar a sua recuperação. Mas já que o vamos fazer, que esse investimento público não seja inútil, que sirva para mudarmos a forma como vivemos. É isso que temos de fazer também em Sines. Os desafios de Sines são os desafios europeus: descarbonização, digitalização e da industrialização», concretizou o governante, no fecho da sessão.

Digitalização, descarbonização e industrialização: os desafios do futuro

«O mundo mais limpo no qual queremos viver, implica que, em Sines, um importante hub energético tenha um importante papel fundamental nessa transição – já está decidido o encerramento das centrais termoeléctricas – mais um passo ambicioso do país – mas isso implica que tenhamos capacidade de encontrar novas oportunidades, novas fontes de energia e Sines será central nessa estratégia. Na digitalização também. Temos de usar as oportunidades tecnológicas que tempos para que conseguirmos que a economia funcione melhor», prosseguiu, lembrando que «no início e no fim de toda esta discussão, está o povo português. Podemos dizer com grande orgulho que este porto é nosso, é do povo português, e é para ele, sempre para ele, que fazemos estes investimentos. Em nenhum momento isto nos pode fugir de vista», vincou.

«Potencial enorme» ainda por explorar

Para o ministro, o país deve identificar, humildemente, as suas valências, enquadrando-se correctamente nas escalas e mercados nos quais pode aportar valor e crescer. «Durante muito tempo alimentámos a ideia de que Portugal era a porta de entrada da Europa – portas de entrada da Europa são às dezenas. Roterdão é uma porta de entrada bem maior que a nossa, como sabemos. É importante que tenhamos consciência do que estamos a falar, para conseguirmos, mais facilmente, potenciar o que temos», declarou, frisando, neste contexto, que o Porto de Sines «é muito importante para Portugal e pode ser um porto determinante no quadro ibérico. Há um potencial enorme que ainda não estamos a aproveitar».

«Podemos ser um porto de saída da Europa se começarmos a olhar para a aicep Global Parques, para a zona industrial e logística de Sines. O que isso significa? Descarbonizar, digitalizar e industrializar. Não queremos apenas fazer transbordo, por mais que isso seja importante do ponto de vista de receitas, não queremos apenas ser um hub energético, queremos sim usar o Porto de Sines como um instrumento de desenvolvimento económico e industrial do país», atirou Pedro Nuno Santos.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com