porto tanger

Porto de Tanger Med torna-se o maior de todo o Mediterrâneo em termos de capacidade

Marítimo Comentários fechados em Porto de Tanger Med torna-se o maior de todo o Mediterrâneo em termos de capacidade 563
Tempo de Leitura: 2 minutos

Marrocos viu hoje o seu Porto de Tanger Med tornar-se o maior de toda a zona mediterrânica, em termos de capacidade de carga (contentores): este dia 27 de Junho marcou a inauguração dos novos terminais no porto marroquino, facto que permitiu a ultrapassagem aos portos espanhóis de Algeciras e de Valência. Este investimento infra-estrutural é tido como um passo vital para impulsionar a captação de mais investimento para o país.

Tanger Med preparado para ser o rei do Mediterrâneo?

Com a adição dos novos terminais (que custou na totalidade 1,3 mil milhões de euros), Tanger Med passa a ser o maior porto de África e do Mediterrâneo, estando agora capacitado para igualar os registos de movimentação do rival de Algeciras. A soma de mais seis milhões de TEU de capacidade permitirá que o porto marroquino detenha uma capacidade anual de 9,5 milhões de TEU.

O governo de Marrocos espera que o porto, que oferece uma plataforma para as exportações de fábricas locais de montadoras francesas, como a Renault e a Peugeot, atinja volumes de 4,5 milhões de TEU até o final deste ano, como Algeciras, assim igualando o registo do porto espanhol de Algeciras, grande referência europeia em termos de transhipment (e onde a gigante Maersk Line também detém importante presença).

Adicionar 1 milhão de TEU por ano é a ambição do porto marroquino

O Porto de Tanger Med espera, com este impulso infra-estrutural, edificar e consolidar o seu papel de ponto de escala vital para as empresas ligadas ao transporte marítimo de contentores, especialmente entre a Ásia, a África e a Europa. A ambição, vincou à Reuters o director do porto, Rachid Houari, é a de ganhar, em termos de movimentação, 1 milhão de TEU por ano (em 2018, Tanger Med movimentou 3,5 milhões de TEU).

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com