Porto de Tarragona aposta no ‘project cargo’ em sintonia com a Linde AG Engineering

Marítimo Comentários fechados em Porto de Tarragona aposta no ‘project cargo’ em sintonia com a Linde AG Engineering 233
Tempo de Leitura: 2 minutos

A empresa alemã Linde AG Engineering, especializada no projecto e construção de fábricas químicas, encontra-se a desenvolver um projecto de construção de unidades químicas para a produção de gases industriais (destinada aos EUA) nas instalações do porto espanhol de Tarragona.

Este projecto, que decorre no Porto de Tarragona, tem uma duração de doze meses e envolverá o carregamento de 5.352 toneladas que serão embarcadas para Corpus Christi, no estado americano do Texas. O trabalho de carregamento das duas primeiras unidades, a decorrer na extensão do cais da Cantábria, começou no final de Setembro. Ambas as super-estruturas, uma de produção de gás metano e outra de etileno, exigiram esforços especiais na hora de serem carregadas no navio, devido devido ao seu volume e peso.

A planta de produção de metano atinge dimensões de 32,9 metros x 18,4 metros x 26,2 metros, ao passo que a de etileno, é de 19,5 metros x 31,3 metros x 27,1 metros (medidas semelhantes a um prédio de nove andares). Esta operação será repetida várias vezes durante os próximos meses. A Linde AG realiza estas operações de carregamento em colaboração com a empresa de engenharia Fagioli, que realiza as actividades de reboque e carregamento, movendo as super-estruturas ao longo do cais através de um reboque modular auto-impulsionado, desde a área de armazenagem até à rampa ro-ro, com vista, posteriormente, ao carregamento no navio ‘Rolldock’.

Por seu turno, a Bergé Marítima é responsável pela consignação e estiva dessa carga especial no âmbito dos trabalhos de project cargo, uma das grandes apostas contemporâneas do Porto de Tarragona, no contexto da estratégia de diversificação do seu tráfego marítimo. O porto espanhol possui amplas áreas operacionais, rampas ro-ro e acessibilidades por ferrovia e rodovia. Entre os trunfos do Porto de Tarragona estão, também, o calado de 16 metros de profundidade, bem como gruas multi-uso com capacidade de carga máxima de até 35 toneladas.

Foto: Porto de Tarragona

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com