Porto de Valência apostado em captar tráfego dos mega-navios

Marítimo Comentários fechados em Porto de Valência apostado em captar tráfego dos mega-navios 648
Tempo de Leitura: 2 minutos

O porto de Valência encontra-se em processo de reestruturação física, com a autoridade portuária local a apostar em processos de dragagens que permitirão a adaptação das suas docas aos navios de grandes dimensões, com capacidades de carga até aos 20 mil TEU. De acordo com a administração portuária local, as obras deverão estar finalizadas durante o Verão de 2018, custando cerca de 18 milhões de euros.

O grande objectivo da reestruturação física é o de aumentar até aos 17 ou 18 metros de profundidade os três terminais do porto valenciano; para facilitar a conclusão do projecto, a administração portuária dividiu as obras em quatro âmbitos: a melhoria dos calados da doca de Levante, do cais Transversal de Costa e da secção central do cais Príncipe Felipe e a dragagem de toda a superfície.

Após a conclusão dos trabalhos, o porto de Valência disporá de 1.900 metros de cais adaptados para receber navios transportando até 20 mil TEU.

Noatum também irá investir no seu terminal para receber mega-navios

O processo de dragagem será essencial para garantir a operacionalidade e capacidade de manobra desses mega-navios nos três terminais de contentores – os primeiros dados (ventilados pela imprensa espanhola) indicam que serão dragados 690 mil metros cúbicos. Ainda assim, estas reestruturações que visam um incremento do porto espanhol não serão as únicas: a empresa Noatum também irá apostar em melhoramentos infra-estruturais, de olho na captação de navios de largas dimensões no terminal que tem em Valência.

A Noatum, que passou para as mãos da chinesa COSCO recentemente, irá reforçar as suas infra-estruturas portuárias no terminal que gere em Valência, com vista ao incremento da capacidade operacional do mesmo; esta aposta permitirá, num futuro bem próximo, a atracação de navios de grandes dimensões (com capacidades de carga superior a 20 mil TEU) no terminal valenciano, num investimento que deverá atingir os 100 milhões de euros.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com