Porto de Valência

Porto de Valência: futuro terminal de contentores adiado por mais quatro meses

Marítimo Comentários fechados em Porto de Valência: futuro terminal de contentores adiado por mais quatro meses 297
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Valência acertou, na passada Sexta-feira, a prorrogação por quatro meses, do prazo para outorgar ao Grupo MSC a concessão de construção e operação do futuro terminal de contentores do porto. O novo prazo foi fixado para dia 4 de Janeiro de 2021.

Porto de ValênciaConforme explicou o presidente da Autoridade Portuária de Valência, Aurelio Martínez, a medida foi tomada a pedido da Terminal International Limited (TIL), subsidiária da MSC, que apresentou a única oferta para o novo terminal de contentores. Martínez adiantou que, em Julho, a TIL solicitou mais tempo para analisar de que forma as mudanças introduzidas no projecto pela autoridade portuária afectarão o novo terminal.

Estas alterações reportam, explica a imprensa espanhola, a transformações resultantes da eliminação do prolongamento de 500 metros do dique de protecção e da renúncia à dragagem para -22 metros do canal de acesso. Tidas como mudanças substanciais, merecem agora uma análise por parte do Grupo MSC, que se candidatou ao projecto no porto valenciano (onde detém fortíssima presença) em Maio do ano passado. O investimento total da MSC no projecto chegará aos mil milhões de euros.

A expectativa inicial era a de haver luz verde por banda do Conselho Portuário durante o Verão, mas pedidos de reavaliação da declaração de impacte ambiental pelas forças políticas e autárquicas atrasaram os prazos iniciais. Por detrás da decisão de adiamento estará também o peso da pandemia de COVID-19, que desacelerou vários projectos e forçou as empresas a reavaliarem os timings de investimento.

No entanto, o novo terminal de contentores Norte do Porto de Valência irá mesmo concretizar-se, assegurou o director-geral da autoridade portuária, Francesc Sanchez: a subsidiária TIL «garantiu» que não se encontra «a repensar o projecto», que continua a ser «estratégico» para a MSC. O adiamento, ressalvou ainda Francesc Sanchez, deveu-se estritamente a «motivos técnicos».

Saiba mais sobre o novo terminal de contentores do Porto de Valência:

MSC investirá mais de mil milhões no novo terminal de contentores de Valência

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com