Porto de Valência regista subida de 8,2% na movimentação de contentores até Setembro

Marítimo Comentários fechados em Porto de Valência regista subida de 8,2% na movimentação de contentores até Setembro 222
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Valência encerrou o terceiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 8,2% no tráfego de contentores. Até Setembro de 2019, os três portos administrados pela autoridade portuária (Valência, Sagunto e Gandia) movimentaram um valor conjunto de 4.136.146 TEU. Os contentores cheios, que representaram 75% do tráfego total, cresceram a um ritmo de 6,6%. Os contentores de exportação aumentaram 6,1%, enquanto os de importação aumentaram 7,6% no respectivo período, adiantou a administração portuária.

Porto de Valência: granéis líquidos em ascensão, sólidos em queda

De acordo com dados adiantados pela administração portuária, Valência roçou os 5,5 milhões de contentores movimentados em todo o ano de 2018, com um total de 5.498.310 TEU e um crescimento de 9,5%. A manter-se esta tendência, o porto valenciano (e seus complementos) voltará a alcançar a marca dos 5,5 milhões de TEU no final do presente ano. No que toca ao tráfego total de cargas, o porto movimentou um total de 61,6 milhões de toneladas, 8,5% a mais que nos primeiros nove meses de 2018. Apenas o segmento dos granéis sólidos não registou crescimento homólogo.

O segmento dos granéis líquidos voltou a mostrar-se pujante, mantendo a sua trajectória de ascensão com um aumento de 59,8% até Setembro. Para esse resultado muito contribuiu a recuperação do tráfego de gás natural (que acumulou 1,1 milhões de toneladas, denotam um crescimento exponencial de 857%). Outros itens com significativo peso foram o diesel e os produtos químicos. Esta tendência contrasta com a trajectória descendente dos granéis sólidos: este segmento denotou uma descida homóloga de 13%, com quedas significativas nas farinhas e cereais.

Recorde-se que o Porto de Valência tem ambições fortes para o futuro: a infra-estrutura pretende subir ao pódio dos maiores portos europeus, e, para tal, tem neste momento a decorrer obras que permitirão expandir a sua capacidade e influência logística no Mediterrâneo. Também a ligação à mega-iniciativa One Belt One Road permitirá ao porto impulsionar vários tipos de tráfego.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com