Porto de Viana do Castelo abriu as portas à comunidade e celebrou evolução de quatro décadas

Marítimo Comentários fechados em Porto de Viana do Castelo abriu as portas à comunidade e celebrou evolução de quatro décadas 277
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Viana do Castelo celebrou, no passado dia 12 de Outubro, o dia do porto, abrindo, para o efeito, as portas à comunidade e providenciando diversas visitas guiadas e passeios de barco no Rio Lima. O evento foi também um marco simbólico dos quarenta anos de evolução da infra-estrutura.

As comemorações integraram a exposição ‘O Porto de Viana nos séculos XIX e XX: Um percurso histórico através da cartografia hidrográfica’, realizada a bordo do navio Gil Eannes. À exposição seguiu-se a teatralização de marcantes episódios passados no Porto de Viana do Castelo, levada a cabo pelo Centro Dramático de Viana. Ao evento não faltaram figuras como o Presidente da Câmara e da Fundação Gil Eannes, Engenheiro José Maria Costa, elementos da APDL, Capitão do Porto e restantes autoridades civis e militares.

Porto de Viana do Castelo mais próximo da comunidade académica

O dia do porto foi acompanhado ao detalhe pela publicação ‘Revista da Marinha’, que reportou o desenrolar das festividades através de uma peça assinada por Manuel de Oliveira Martins, distinto Comandante da Marinha Mercante que chefiou o Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo de 1985 a 2001 – «Com este ‘Dia do Porto’, a APDL pretendeu dar maior visibilidade ao porto», fomentando a ligação «com a população académica através da instituição do prémio Melhor Aluno do Secundário».

Movimentação de cargas em 2017 alvo de enaltecimento

A ‘Revista Marinha’ deu ainda conta das declarações do Engº. Gonçalves, que, em nome da APDL, enfatizou a evolução do porto e relembrou a fasquia das 415 mil toneladas movimentadas durante o decorrer de 2017 (um registo que ultrapassou, em 6%, o resultado obtido em 2016). A intervenção aludiu também à aquisição de uma grua móvel com capacidade para 100 toneladas, uma mais-valia para a modernização do porto, cujo custo se cifrou nos 5 milhões de euros.

 

Author

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com