Porto de Viana do Castelo cresce 19% na movimentação de mercadorias até Setembro

Marítimo Comentários fechados em Porto de Viana do Castelo cresce 19% na movimentação de mercadorias até Setembro 265
Tempo de Leitura: 2 minutos

No período Janeiro-Setembro de 2019, o movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo registou um crescimento homólogo de 19%, adiantou a administração portuária. Perto de 308 mil toneladas de carga foram movimentadas nos primeiros 9 meses do ano. A nota destaca que a média mensal no porto «superou as expectativas registando um acréscimo de 26% face ao período mesmo período do ano anterior».

Granéis sólidos em destaque com crescimento de 112%

Nesta janela temporal, o segmento em destaque foi o dos granéis sólidos, que registou «um considerável aumento», com 124 mil toneladas movimentadas desta tipologia de carga corresponderam a um crescimento de 112% face ao período homólogo. Entre as principais mercadorias movimentadas no porto vianense destacam-se os agro-alimentares, que denotaram um exponencial aumento de 51 mil toneladas (+ 537%), tornando-se «a principal mercadoria importada através infra-estrutura portuária».

APDL enaltece «crescimento sucessivo» do Porto de Viana do Castelo

«Desde o início do ano o Porto de Viana do Castelo tem assistido a um crescimento sucessivo da movimentação de mercadorias. Entramos agora no último trimestre do ano com grande expectativa para o fecho de 2019. Esta infraestrutura portuária tem conseguido criar um dinamismo muito interessante para a economia da região e do país», comentou a Administração dos Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Devido à sua importância no desenvolvimento socioeconómico da região, o porto tem sido alvo de uma orientação de exposição, levada a cabo pela APDL, visando promover a proximidade com a população local e com a comunidade académica. Recorde-se que no passado dia 12 de Outubro comemorou-se o Dia do Porto de Viana do Castelo, evento que vai na sua sexta edição, e que contou com a presença de milhares de pessoas. O porto deu oportunidade à população de conhecer toda a infra-estrutura portuária, destacando-se as visitas guiadas a bordo de uma embarcação pelo estuário do rio Lima e ainda as visitas aos estaleiros navais.

Recorde-se que o balanço do primeiro semestre de 2019 já havia sido bastante positivo para o porto, contando, nesse período, com uma movimentação de cargas na ordem das 213 toneladas até Junho. Em comunicado, lançado no arranque de Agosto passado, a APDL frisou que a infra-estrutura «tem vindo a surpreender, pelo que se prevê que este seja o melhor ano dos últimos seis».

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com