Porto de Viana do Castelo

Porto de Viana do Castelo regista aumento de 6,7% nas exportações

Marítimo Comentários fechados em Porto de Viana do Castelo regista aumento de 6,7% nas exportações 257
Tempo de Leitura: 1 minutos

No primeiro semestre do presente, o Porto de Viana do Castelo registou uma movimentação total de cargas de 192 mil toneladas, tendo as exportações registado um «crescimento assinalável» de 6,7%, face ao mesmo período do ano anterior, informou a APDL.

Granéis líquidos «em alta» no Porto de Viana do Castelo

Este segmento, detalhou a administração portuária através de um comunicado, representou cerca de 76% do movimento no porto minhoto. «Em alta» estiveram, também, os granéis líquidos, que cresceram 4,5%, em comparação com o ano anterior. Estes resultados espelham assim um acréscimo  de movimentação de mais 1100 toneladas deste tipo de mercadorias, durante os primeiros seis meses do ano.

Carga geral fraccionada e granéis sólidos registaram quebras

«À semelhança do registado nos restantes portos portugueses, a actividade portuária em Viana do Castelo foi afectada pela pandemia de Covid-19, tendo-se traduzido num decréscimo de 9,7% na movimentação de mercadorias, em comparação com o período homólogo do ano de 2019. Os resultados registados na carga geral fraccionada (-13,9%) e nos granéis sólidos (-8,9%), são os principais responsáveis pela quebra nos resultados deste porto», atestou ainda, no comunicado divulgado esta Quinta-feira, a administração dos portos de Leixões e Viana do Castelo.

O porto esteve em evidência recentemente, por ter sido palco da primeira operação de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) a um navio no âmbito da administração portuária. No passado dia 19 de Julho, o navio ‘Sicilia’, de 186 metros e com capacidade para transportar 1000 passageiros e mais de 400 veículos, foi abastecido com cerca de 125 m3 de GNL, no Terminal Multiusos do Porto de Viana do Castelo – saiba tudo aqui.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com