Terminal Polivalente Porto do Lobito

Porto do Lobito será instrumental no aumento de trocas comerciais entre Angola e Japão

Marítimo Comentários fechados em Porto do Lobito será instrumental no aumento de trocas comerciais entre Angola e Japão 255
Tempo de Leitura: 2 minutos

Jiro Maruhashi, embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão na República de Angola, inteirou-se do funcionamento das infra-estruturas e equipamentos do Porto do Lobito, bem como dos preparativos para sua transformação em Landlord Port. Jiro Maruhashi salientou que o porto poderá ser instrumental no aumento das trocas comerciais entre Angola e o Japão.

Além de ter recebido informações detalhadas através do vídeo institucional da empresa portuária, no terreno, o embaixador cumpriu um roteiro, onde constatou o nível de operacionalidade dos terminais polivalente (carga geral e de contentores), o de minérios e o Porto seco, reportou a Angop. Jiro Maruhashi sublinhou que existem fortes possibilidades de aumento das trocas comerciais entre Angola e o Japão, através do Porto do Lobito, já que este país africano tem grandes potencialidades, principalmente no ramo agrícola, e o Japão é um «grande consumidor».

Porto do Lobito 1Segundo reportagem da Angop, o embaixador firmou ainda que se abre uma perspectiva de investimento japonês na capacitação de recursos humanos angolanos, na área tecnológica, através da Agência Internacional de Cooperação do Japão. Já o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, vincou a sua satisfação pela visita do embaixador, referindo-se sobre a necessidade de «beber da experiência do Japão» em termos de tecnologias, já que aquele país asiático é muito forte neste aspecto. «Como angolano, sinto-me regozijado em saber que o Japão está disponível para cooperar com Angola nos distintos ramos, como a agricultura, indústria e tecnologia de ponta», afirmou.

Actualmente, as empresas CITIC e a ICTSI estão a ser avaliadas pela comissão de avaliação do concurso internacional para gestão do terminal polivalente do Porto do Lobito. O Terminal Polivalente de Contentores e de Carga Geral do Porto Comercial do Lobito tem uma área total de 241.540,94 metros quadrados, um cais acostável de 1.199 metros lineares, com 14.7 metros de profundidade, e capacidade para movimentar mais de 600 mil toneladas de carga não contentorizadas e uma capacidade operacional de 250 mil contentores (TEU) por ano.

Fonte: Angop

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com