Qatar inaugura Porto de Hamad e contorna sanções dos países vizinhos

Logística, MarítimoComentários fechados em Qatar inaugura Porto de Hamad e contorna sanções dos países vizinhos1848
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Qatar inaugurou uma nova infra-estrutura portuária de grande envergadura – o imponente Porto de Hamad, localizado em Umm Al Houl (40 km a sul de Doha) custou cerca de 7,4 mil milhões de dólares e foi inaugurado ontem pelo Emir (título de príncipe) Sheikh Tamim bin Hamad Al-Thani. O complexo portuário é um dos mais bem apetrechados do Médio Oriente, estando habilitado a receber ULCV’s e todos os tipos de carga.

Porto de Hamad «quebrará as correntes das restrições», diz ministro qatari

Além da imponência e da versatilidade, o novo Porto de Hamad (que deverá estar totalmente operacional em 2020) desempenhará um crucial papel de ‘hub’ regional de carga, e, por consequência, de escudo económico contra as sanções e políticas de afastamento levadas a cabo pelos países vizinhos. Recorde-se que nações como o Bahrein, o Egipto, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos (EAU) cortaram laços diplomáticos e económicos com o Qatar no passado mês de Junho.

Assim, com a entrada em cena do Porto de Hamad, o país poderá contornar as implicações sérias desse corte de relações, já que poderá passar a importar produtos directamente da China e da Omã sem passar pelo processo de ‘transhipment’ via Dubai, como antes acontecia. Esta solução permitirá que a economia qatari não se feche ao exterior – «O porto quebrará as correntes das restrições impostas à nossa economia», declarou Jassim bin Saif al-Sulaiti, ministro dos Transportes do Qatar.

O país tem sido fortemente afectado pelo afastamento dos seus vizinhos: a fronteira saudita foi fechada, as rotas comerciais via EAU foram interrompidas ou estagnadas e, sem surpresa, as importações quebraram um terço face aos registos do início do ano. Para fazer frente a esta míngua, o Qatar expandiu relações comerciais com a Turquia, Índia, Paquistão e Omã e anunciou planos para aumentar a produção de gás natural liquefeito em cerca de 30%.

 

Foto: Wikimedia

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com