
Porto pode ficar de fora dos planos de retoma da companhia aérea TAP
Aéreo 15 Setembro, 2020 Comentários fechados em Porto pode ficar de fora dos planos de retoma da companhia aérea TAP 599Segundo noticiou ontem o ‘Jornal de Notícias‘, o Porto deverá ficar de fora dos planos de retoma da TAP.
De acordo com o jornal, a companhia aérea portuguesa só irá aumentar o número de voos a partir do aeroporto Humberto Delgado, situado em Lisboa, deixando a cidade Invicta de fora dos planos de retoma da transportadora aérea.
A TAP planeia repor, já no decorrer do mês de Outubro, múltiplos voos para a Europa, África, Brasil e Estados Unidos da América (EUA), mas tudo a partir do aeroporto da capital portuguesa. A companhia aérea anunciou também a intenção de criar, no verão do próximo ano, seis novas rotas para destinos turísticos, mas o Porto só vai contar com uma nova rota para a ilha do Sal, em Cabo Verde, com início no mês de Dezembro.
Recorde-se que a TAP havia já prometido recuperar rotas a partir do Porto de forma célere, apaziguando assim a polémica instaurada na sociedade portuguesa, originada após a apresentação do plano para a recuperação de actividade, que concentrou os voos em Lisboa. A empresa, que foi recentemente intervencionada pelo Estado português, prepara-se para dispensar de mais 300 funcionários com vínculos a prazo, já depois de ter dispensado perto de 600 trabalhadores com vínculos com termo certo desde o início da pandemia.
Ministro havia garantido que Porto e Algarve não seriam esquecidos
Pedro Nuno Santos, dono da pasta das Infra-estruturas, havia garantido, no arranque do Setembro, que o Porto e Algarve não seriam esquecidos no plano de retoma e reestruturação da empresa. Recorde-se ainda que A TAP teve luz verde de Bruxelas para receber uma injecção de 1,2 mil milhões de euros de ajuda estatal, tendo, para que tal se consumasse, operado profundas alterações na sua orgânica: o empresário David Neeleman deixou a estrutura accionista da companhia, com o Estado a deter, no fim de contas, 72,5% da TAP.