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Porto de Setúbal foi palco de embarque dos primeiros T-ROC produzidos na Autoeuropa

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O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal foi esta segunda-feira palco do embarque dos primeiros modelos T-ROC produzidos na fábrica da Volkswagen Autoeuropa, numa cerimónia na qual a Revista Cargo marcou presença.

O embarque foi feito no navio Rockies Highway, da K’Line, numa cerimónia que contou com a presença da Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Lídia Sequeira, do Manager Representative da Volkswagen Logística em Portugal, António de Oliveira, e de Manfred de Vries, Managing Director da alemã Autoport Emden.

No Rockies Highway foram embarcados 1.850 veículos do novíssimo modelo T-ROC, num total de 2.350 viaturas embarcadas – as restantes foram modelos Sharan e Scirocco.

Como a Revista Cargo noticiou há alguns dias, o início da produção do T-ROC na fábrica da Autoeuropa levou a que o espaço no Terminal Ro-Ro nas mãos da fabricante tenha passado para os 10 hectares. Esse foi também um marco celebrado nesta cerimónia.

158 navios realizados no último ano vão aumentar com produção do T-ROC

Manfred de Vries, Managing Director da alemã Autoport Emden, esteve no Porto de Setúbal em representação de Markus Lange, o director de logística de veículos da Volkswagen Group Logistics. E na sua intervenção deixou várias palavras de reconhecimento do papel fundamental que o Porto de Setúbal representou, representa e representará no futuro da Volkswagen Autoeuropa.

«O Porto de Setúbal é a plataforma logística mais importante para esta fábrica em Palmela e isto acontece desde 1995, há já mais de 20 anos», recorda Manfred de Vries, acrescentando que «continuará a ser assim no futuro», razão pela qual «foi assinado um novo contrato com a Administração do Porto de Setúbal há dois anos atrás».

«Cerca de 80% da produção da fábrica de Palmela será exportada via Porto de Setúbal. No último ano foram feitos 158 navios, a uma média de três em três dias, e com o novo modelo T-ROC este número vai crescer tendo em conta os volumes esperados», antecipa ainda o responsável do terminal Autoport Emden, no Porto alemão de Emden, para onde seguiu viagem o Rockies Highway.

Marca de 2 milhões de veículos será alcançada «muito em breve»

Por outro lado, Manfred de Vries recordou ainda que «até ao final do ano passado foram exportados 1,9 milhões de veículos» pelo Porto de Setúbal, antecipando portanto que será alcançada a marca dos «dois milhões muito em breve» – o marco deverá ser alcançado já no início do próximo ano.

De Vries enalteceu ainda as ligações do Porto de Setúbal – «a partir deste Porto, muitos Portos são servidos directamente, por exemplo na China e na Ásia» -, mas destaca o Porto de Emden como «o destino mais relevante, com cerca de 60% do volume que sai de Setúbal». «A partir do hub de Emden, os veículos produzidos pela Volkswagen Autoeuropa são distribuídos com os restantes modelos do Grupo Volkswagen para a Europa e outros destinos por via marítima», realça.

Na cerimónia desta segunda-feira, Manfred de Vries entregou a chave do primeiro T-ROC para embarque no Porto de Setúbal a Lídia Sequeira, que por sua vez a entregou à empresa de trabalho portuário Navipor – a qual conduziu o veículo para dentro do Rockies Highway. E muitos outros se seguirão a partir de hoje.

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