msc sines

Porto de Sines é o que mais cresce no top-15 europeu

Marítimo 2 comentários em Porto de Sines é o que mais cresce no top-15 europeu 2353
Tempo de Leitura: 1 minutos

Na mais recente análise do especialista Theo Notteboom ao sector portuário europeu, o porto de Sines surge em particular destaque por ter sido aquele que, na primeira metade de 2017, mais cresceu entre os 15 maiores portos do Velho Continente em movimentação de carga contentorizada.

Theo Notteboom recorre aos dados do ano passado e compara-os com as movimentações alcançadas no top-15 europeu no primeiro semestre, concluindo que foi o porto de Sines que, com um aumento homólogo de 34%, deixou para trás toda a concorrência.

O especialista do sector marítimo-portuário adjectiva como «impressionante» o crescimento alcançado por Sines.

Principais portos europeus crescem mais do que em 2016

Numa análise mais vasta, Theo Notteboom destaca o facto de os 15 principais portos europeus estarem a crescer mais este ano que no ano passado, com uma média de crescimento de 3,7% este semestre face aos +2,1% de 2016. Também o top-3, composto por Roterdão, Antuérpia e Hamburgo (num pódio que se mantém sem alterações) cresceu este ano, depois do decréscimo de 2016.

Vizinhos do sul da Europa em quebra

Notícia igualmente interessante para o porto de Sines é o facto de dois dos seus principais concorrentes (Algeciras e Valência) terem registado decréscimos na primeira metade de 2017 – numa evolução negativa que se pode associar em parte às greves na estiva. Já o outro porto espanhol da lista, o porto de Barcelona, parece regressar de vez aos crescimentos e foi dos que maior aumento conseguiu no semestre, com +28,6%.

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com