Portocargo arquitectou transporte aéreo que forneceu 80 toneladas de material aos hospitais lusos

Aéreo, Logística Comentários fechados em Portocargo arquitectou transporte aéreo que forneceu 80 toneladas de material aos hospitais lusos 366
Tempo de Leitura: 3 minutos

Devido à propagação global do novo coronavírus, países e empresas vêem-se forçados a cooperar, em tempo recorde, para combater os efeitos nocivos espalhados pelo COVID-19: em muitos dos casos, a solução passa por conexões directas com países capazes de fornecer volumosos carregamentos de equipamentos essenciais ao combate à infecção, como a China. Nesta linha – logística – da frente de batalha contra a pandemia estão empresas que se batem para, em janelas temporais ínfimas, assegurar ligações comerciais urgentes que permitam satisfazer necessidades vitais em tempos críticos.

É neste contexto que surge a empresa portuguesa Portocargo, responsável pela orquestração do transporte aéreo de 80 toneladas de materiais de protecção individual, da China para Portugal – o colossal avião Antonov (o segundo maior cargueiro aéreo do mundo) aterrou no Porto no passado dia 31 de Março, sendo um importante fornecimento de material médico para que o país enfrenta a pandemia. «É uma emoção enorme, um sentimento de dever cumprido. Muitas vezes vale a pena ser soldado desde que se tenha espírito de missão», declarou, à RTP, Mário Sousa, managing director.

Portocargo correu contra o tempo e fez Antonov levantar voo…em boa hora

A materialização do transporte foi uma tarefa árdua repleta de obstáculos, autorizações cedidas a custo e barreiras quebradas: uma autêntica corrida contra o tempo. «Estamos a falar de países com fusos horários completamente diferentes. Isto envolveu muitas horas sem dormir. São quantidades a níveis exorbitantes, desde máscaras, luvas, toucas, fatos completos de isolamento, óculos também. Estamos a falar de milhares de equipamentos», acrescentou Sara Sousa à RTP, Airfreight Manager & Sales Account Manager da Portocargo.

«Há muitas fábricas que ainda não estão a laborar a 100% e também a procura de mercadoria é de tal ordem que, para além da difícil tarefa de sourcing e de descobrir quem é que é capaz de produzir, com a rapidez que se impõe, existe a dificuldade de firmar contratos, porque há muitos países a querer todos a mesma coisa em simultâneo», complementou Mário Sousa. «Há muito mais mercadorias, que, não só com aviões fretados, mas também com carregamentos parciais, que estamos a fazer para outras empresas e organizações. Outros colegas nossos transitários estarão a fazer outros embarques», transportando outros materiais essenciais na luta contra o COVID-19, como ventiladores e testes.

Por volta das 3 horas da manhã, como atesta a reportagem da RTP, partiam do aeroporto os primeiros carregamentos rumo à empresa Farmacêutica FHC de Mortágua os primeiros quatro de dez camiões. O material foi distribuído pelos hospitais do país. O transporte simboliza, não só a resiliência da Portocargo, como dos vários operadores e transitários que colocam os seus recursos e know-how em prol do bem-estar comum em tempos de crise global em que as restrições asfixiam o comércio e os custos disparam devido. A empresa celebra, este ano, 30 anos de existência.

«A Portocargo comemora 30 anos naquele que é um dos momentos mais desafiantes da História. Em três décadas, o nosso objectivo principal eleva-se com o propósito de diminuir as distâncias entre Portugal e o Mundo. Assim, é precisamente neste estágio que reside o nosso lema Think Local, Act Global. Continuaremos a desempenhar este papel de alta responsabilidade na sociedade, sempre com os olhos postos no futuro e com o desejo de fazer melhor. A todos aqueles que nos apoiam diariamente neste caminho, bem como a todos os nossos Colaboradores, Parceiros, Clientes, Fornecedores e Agentes um muito obrigado por todo o Vosso apoio!», frisou a Portocargo, numa missiva publicada nas redes sociais.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com